10 dicas para não errar no self service

16 Jan 2013

Quem trabalha fora de casa muitas vezes acaba optando por restaurantes do tipo self service (por quilo). E quem faz dieta, como fica? Memorize essas 10 dicas da Nutri!

1. Comece a comer as saladas cruas e alimentos mais ricos em água, como tomate, pepino, missoshiro, e fuja de todos os tipos de frituras servidos.

2. Mastigue muito bem os alimentos. Pause talheres entre uma garfada e outra. Quanto mais você demorar, mais tempo o cérebro terá para receber estímulos e enviar a mensagem de saciedade.

3. Uni-duni-tê : escolha entre 1 carboidrato para não comer demais: arroz com feijão OU massa ao molho vermelho OU purê de batatas, como prato base.

4. Proteínas magras: Escolha uma proteína de boa qualidade e na quantidade adequada. Dê preferência às carnes brancas e grelhadas, porque os queijos e embutidos — que também são deste grupo alimentar — elevam o teor de gordura, mas sem saciar. As proteínas dão mais trabalho para serem digeridas, assim, a sensação de fome não virá tão cedo.

5. Dá-lhe ovo na salada!!! Os novos estudos têm mostrado que incluir ovo na salada faz você comer menos ainda. Isso devido à albumina presente na clara, e à gordura da gema, que prolongam a saciedade.

6. Chega de molho! Prefira alimentos sem tempero ou sem molho, assim, o controle da ingestão do tipo de gordura a ser consumida será melhor. Boas opções são os legumes e as carnes cozidas em vez daquelas acompanhadas com molhos recheados de gordura. Dispense molhos prontos de salada: use fio de azeite e limão.

7. Sobremesa certa: uma porção pequena de fruta (experimente abacaxi com raspas de limão ou folhas de hortelã) ou mexirica/laranja com bagaço (que ainda por serem fonte de pectina, modula a absorção de gordura). A vitamina C presente nas frutas cítricas ainda ajuda a absorver mais ferro da refeição.

8. Suspenda suco de fruta e refrigerantes:  um estudo americano demonstrou que o consumo de bebidas nas refeições pode ter mais influência no aumento de peso do que as calorias da própria comida. Segundo a pesquisa, quando bebemos com a refeição, principalmente nas opções adoçadas com açúcar, é mais fácil ultrapassar a quantidade de energia diária. Meus clientes sabem que abomino refrigerantes, incluindo os zero/diet/light.

9. Apimente sua refeição: a pimenta tem efeito termogênico, ativa as papilas gustativas, aumenta a salivação e estimula os hormônios da saciedade.

10. Invista num prato colorido: Alimentos verdes, vermelhos, roxos e alaranjados estão liberados crus ou cozidos. Folhas verde-escuras (agrião e couve) são ricas em folato, um tipo de vitamina B que protege o organismo contra o câncer. Os alaranjados (cenoura) fortalecem o sistema imunológico. Os vermelhos e roxos (tomate e beterraba) têm alto poder antioxidante e melhoram a circulação. Encha seu prato destas cores!

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