Afinal, água com gás faz mal à saúde?

25 Dec 2012

Muitos clientes passam de uma transição ao consumo de refrigerantes ao consumo de água com gás. Mas afinal, será que mesmo a água com gás é uma boa alternativa?

Ainda faltam trabalhos conclusivos a respeito, mas parece que esse tipo de bebida também prejudica esmalte dentário e levam ao enfraquecimento ósseo, podendo levar a osteopenia e osteoporose, assim como o que acontece com o consumo exacerbado e contínuo de refrigerantes. Entretanto, alguns autores comentam que esse prejuízo ósseo não está tão ligado ao consumo dessas bebidas em si (especialmente os refrigerantes a base de cola), mas sim, pelo fato das pessoas que adoram bebidas gaseificadas e refrigerantes terem maior tendência a consumirem menos alimentos fontes de cálcio, os mesmos que ajudam na formação e proteção óssea (incluindo dentes).

Tomar refrigerante pode dar dor de estômago, mas a água com gás não lhe trará tanto mal quando o assunto for esse.  E há alguns estudos que mostram que beber água com gás pode até aliviar a indigestão.  E pode ser pelo fato de fazer as pessoas arrotarem, o que diminui  a sensação da pressão abdominal. Mas para quem sofre com refluxo, isso pode piorar ainda mais o quadro, e essas bebidas devem ser evitadas. Beber água com gás pode sim ajudar a manter-se hidratado e até ajudar no funcionamento intestinal (por ajudar na hidratação do bolo fecal), podendo ser uma alternativa ao  “desmame” do consumo de refrigerantes para os amantes da bebida! Mas são os mesmos benefícios de se beber água sem gás, e é essa opção que deve ser a sua primeira escolha, ok?

Acrescentar gotas de limão na água com gás pode ajudar na digestão ajudando no controle da acidez interna. O limão traz inúmeros benefícios a sua saúde! Há no fruto uma substância chamada d-limoneno, princípio ativo também presente em sua casca, e que ajuda no combate à ansiedade, à depressão, ao câncer, além de ajudar a dissolver cálculos renais. Ele é também um poderoso desintoxicante e alcalinizante do organismo, além de ser rico em bioflavonóides, compostos com poderosa ação antioxidante.

Contanto que não seja a única fonte de hidratação do dia, tomar água com gás como forma de transição ao consumo exacerbado de refrigerantes, e para melhorar hidratação daqueles que não tem o hábito (e não gostam!) de beber água pura, pode ser uma alternativa inicial. Mas acrescentar limão trará mais benefícios!

Converse sempre com seu Nutricionista!

Comentários

2 comentários

Muito bom Dra Priscila!

Gostei de sua matéria, foi importante e esclarecedor, continue estudando, se aprefeiçoando, sempre. Sua profissão é muito importante, principalmente aos de baixa renda, os que tem dificuldades em saber como se alimentar corretamente. Afinal, saber a maneira correta de usar alimento é uma ação preventiva, e evitaria muitos gastos com medicamentos e ambulatorial, para corrigir doenças que são causados pela má educação alimentar.

Abraços e fique bem!
Obrigada pelo carinho da mensagem!
Seja sempre bem vindo ao site. Convido tb para conhecer meu canal youtube.com/nutribruxa.
Abc
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