ANVISA libera consumo de creatina e cafeína para atletas

30 Abr 2010

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou, nesta segunda-feira (26.04.2010), novas regras para alimentos destinados a atletas apenas excluindo os praticantes de atividade física.

Entre as principais novidades está a liberação do uso da creatina e da cafeína. Para alguns atletas, o uso correto dessas duas substâncias auxilia no desempenho durante exercícios repetitivos de alta intensidade e curta duração, e na resistência aeróbica em exercícios físicos de longa duração, respectivamente, conforme comprovado por diversos trabalhos científicos.

A polêmica agora será sobre o uso dos aminoácidos de cadeia ramificada continua. Deve surgir uma legislação específica brevemente. De acordo com informações geradas após longo debate no órgão, a ANVISA acredita que os mesmos não beneficiam a performance e, apesar de não representam riscos à saúde,  não cumprem o efeito prometido de fornecer energia. Em minha prática clínica tenho bons resultados com o uso do BCAA e, indiscutivelmente, com o uso da creatina, especialmente em vegetarianos que praticam musculação com intuito de aumento de força e massa muscular,  já que os estoques corporais de vegetarianos costumam ser mais baixos do que os estoques de creatina dos onívoros.

As empresas têm 18 meses para se adaptar à nova regulamentação.

Consulte sempre seu Nutricionista antes de se suplementar!

Mais no site da ANVISA: www.anvisa.gov.br

Comentários

Ainda não há comentários.

O envio de comentários está fechado.