Colágeno: muito além do embelezamento de pele, unhas & cabelo

26 Jul 2010

O colágeno é uma proteína estrutural básica que representada cerca de 30% de todas as proteínas no organismo humano, proporcionando sustentação às células e mantendo pele, unhas, ossos, ligamentos, cartilagens e ligamentos saudáveis.

Há mais de 20 tipos de colágeno, sendo os principais tipos os de numero I, II, II e IV. Com o processo natural de envelhecimento, a deficiência começa a ser notada com a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea.

Estudos mostram que a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda de colágeno por volta de 1% por ano, e aos 50, passa a produzir apenas uma média 35% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação.

A deficiência de colágeno está também associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias. Isso sem contar com fragilidade óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação dos ligamentos, dentre outras queixas comuns que escuto em consultório.

As mulheres no climatério são as que mais sofrem com a diminuição da quantidade de fibroblastos (células responsáveis pela produção do colágeno), que junto com outra proteína - a elastina - compõem a trama de sustentação da pele.

O colágeno é reposto em nosso organismo por meio da alimentação equilibrada. Os alimentos de origem animal, tais como as carnes, principalmente as vermelhas, são excelentes fontes de proteínas e colágeno. Mas em muitos casos, se faz necessária a suplementação, que deve ser prescrita e acompanhada por seu Nutricionista.

Agora há diversas pesquisas sendo conduzidas com a suplementação de colágeno hidrolizado em osteoartrite ou artrose (doença caracterizada pela degeneração da cartilagem articular e do osso adjacente, bem como inflamação articular), da osteopenia e osteoporose, com excelentes resultados!

As pesquisas mostram que o colágeno hidrolisado em pó contém uma série de fragmentos de proteínas que, quando ingeridos, são parcialmente digeridos e absorvidos, fornecendo aminoácidos fundamentais para a manutenção de ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações.

O seu uso também é seguro nos indivíduos com articulação saudável, podendo ajudar na prevenção de lesões (por exemplo, decorrente da prática esportiva), além de ser um auxílio à beleza de pele, unhas e cabelos.

Vale ressaltar que o colágeno hidrolisado é de origem animal, e vegetarianos devem buscar ajuda com outros nutrientes e compostos para obterem efeito como esses citados. Um nutricionista sempre pode ajudar!

Comentários

Ainda não há comentários.

O envio de comentários está fechado.