Combata a celulite pela boca!

27 Ago 2010

A celulite, ou hidrolipodistrofia, hidro = água/edema; lipodistrofia = gordura com crescimento anormal, é uma alteração patológica da pele caracterizada por depressões na pele, as chamadas popularmente “cascas de laranja”, secundárias ao edema (retenção de líquido) e à disfunção venolinfática.

Muito mais freqüente nas mulheres, localiza-se principalmente nos glúteos, abdômen e quadril, e apresenta etiologia multifatorial, como idade, alterações hormonais, estresse, genética, tabagismo, inatividade física e, claro, alimentação inadequeada, com excesso de sal, déficit de nutrientes importantes, ingestão elevada de açúcar e gorduras e até consumo de bebidas gaseificadas (como os refrigerantes), que alteram o pH dos tecidos com conseqüente endurecimento das fibras protéicas.

Mesmo associando tratamentos estéticos e atividade física, sem melhorar sua dieta, os resultados vão teimar em aparecer.  Além de assegurar uma perfeita hidratação (de dentro para fora!), a Nutrição Funcional vai melhorar toda parte intestinal, otimizando absorção de nutrientes e ajudando na eliminação de toxinas, fazendo uma verdadeira faxina no organismo. Não há pele com boa qualidade sem um bom funcionamento intestinal!

Alimentos que contenham betaglucana (como a aveia), lignanas (presente na linhaça), fitosteróis (semente de girassol, abacate, etc) e catequinas (como as do chá verde) também vão ajudam a melhorar a circulação de todo organismo.

Adotar uma dieta menos inflamatória e mais antioxidante, caprichar muitas vezes em chás de ervas que ajudam na destoxificação e beleza da pele (como dente de leão, chá branco, carqueja, cavalinha, etc) são boas estratégias que seu Nutricionista poderá aplicar baseado em uma boa consulta.

Consulte sempre seu Nutricionista e previna ou combate a celulite!

Comentários

Ainda não há comentários.

O envio de comentários está fechado.