Combata as dores de estômago corrigindo sua dieta

24 Jan 2011

Ninguém merece sentir dores, as de estômago então, nem fale!

Quando inflama mesmo, a chamada gastrite, muitas vezes exige tratamento medicamentoso, mas o que muita gente não sabe é que o abuso dessas medicações, ou tomá-la de maneira indiscriminada, pode levar a outros problemas de saúde. Inclusive, não é incomum quando o indivíduo suspende o tratamento com medicação para controle da produção de ácido clorídrico (=produzido naturalmente pelas células do estômago) sentir lentidão do processo digestivo. E isso pode deixar o organismo mais sensível ao ataque de bactérias maléficas, já que o pH que deveria estar mais baixo, acaba ficando mais alto, diminuindo resistência do organismo no combate! Mesmo com prescrição médica, é preciso retornar ao gastroenterologista para checar continuidade ou não do tratamento medicamentoso depois de um tempo.

O conceito de tomar um “leitinho” para ajudar a aliviar dores de estômago é errônea. Embora possa levar ao alívio instantâneo quando ingerido, o leite por ser um alimento rico em protéicas e em cálcio, resulta em um efeito rebote ácido, isto é, vai estimular ainda mais a produção ácida gástrica e acabar intensificando a dor.

É importante garantir bom fracionando da dieta, já que o jejum prolongado pode agravar as dores. Controle de estresse é fundamental, já que o nervosismo e ansiedade acabam por produzir ainda mais HCL pelo estômago! Por isso, comer em ambiente tranqüilo, mastigar muito bem os alimentos e evitar tomar líquido durante as refeições são dicas básicas para quem quer se ver livre das dores.

Evite tomar refrigerantes, bebidas alcoólicas e café, que são potentes irritantes gástricos. A sensibilidade ao consumo da pimenta é bastante individual, mas no geral, agravam dores de estômago. Molhos, enlatados, ketchup e fast food em geral devem ser evitados. A tolerância individual às frutas ácidas também devem ser levadas em conta. Fumar? Nem fale! É um péssimo hábito e pode estar agravando ou ocasionando as dores de estômago, sabia?

Alecrim é uma erva maravilhosa para combater dores de estômago e ajudar em todo processo digestivo. Pode ser feito um chá, associado com camomila, hortelã, erva-cidreira, ou até formulado em farmácias de manipulação em forma de tintura, com prescrição nutricional.

Se as dores permanecerem ou aumentarem, é preciso consultar um médico pra descobrir as causas  e definir melhor o tratamento.

Indivíduos que fazem uso de medicação para controlar a produção de HCL precisam ser avaliados para evitar ou tratar deficiências possíveis de zinco e vitamina B12. Por vezes, uma suplementação se faz necessária junto ás mudanças na dieta, sempre orientado por um Nutricionista, claro.

Comentários

O envio de comentários está fechado.