Como anda sua vitamina B12?

13 Jan 2018

Para quem nunca fez o exame de B12, o nome que vem no pedido médico/nutricional é b12 séria, ok?

O que causa a deficiência? Deficiências de b12 levam a anemia, dificuldade de absorção de nutrientes, inflamação e problemas de sistema nervoso central. Trabalhos já mostraram que deficiências crônicas de b12 levam a maior risco de demência, depressão, lapsos de memória e Alzheimer e etc.

Fontes: A Vitamina b12 é encontrada em alimentos de origem animal, principalmente as carnes vermelhas.

Quem tem risco pra deficiência: vegetarianos, idosos, corredores e praticantes de crossfit e de qualquer atividade de impacto, pessoas com Baixos níveis de ácido clorídrico (hipocloridria) – que é bem comum em pacientes com Hashimoto, por exemplo.

Quando suplementar: 1. Quando se é vegano ou ovolactovegetariano, desde que as dosagens sanguineas estejam menores que o valor de funcionalidade, segundo a nutrição e medicina funcional. 2. Em idosos com deficiência; 3. Em pessoas com uso cronico de inibidores de bomba de prótons, como Omeprazol, e com deficiência confirmada em exame; 4. Mulheres tentando engravidar e gestantes desde que confirmada deficiência através de exames.

Formas de suplementar incluem tabletes sublinguais, injeções e cápsulas.

Causas mais comuns da deficiência: dietas veganas, infecções por H pilory, hipocloridria, SIBO (supercrescimento bacteriano no intestino delgad0), medicamentos como os “prazois”, desordens intestinais e CIRURGIA BARIATRICA.

Você sabia? Trabalhos já mostraram que o uso crônico do Omeprazol (ou qq medicamento dessa classe de inibidores de bomba de prótons inibem a absorção de vitamina b12, o que aumenta o risco de demência e Alzheimer.

Níveis de referência da maioria dos laboratórios: 180-914 pg/mL.

Níveis ótimos/funcionais: 600-900pg/mL

Forma da suplementação: metilcobalamina é superior a cianocobalamina. Infelizmente a cianocobalamina é mais encontrada em farmácias comuns, a forma mais ativa, a metilcobalamina, é facilmente encontrada em farmácias de manipulação, mas só podem ser feitas sob prescrição de médico/nutricionista.

Dosagem da suplementação (quando se é necessária): fica por conta do prescritor e depende do quanto de B12 sérica e de outros exames e do resultado da anamnese.

Atenção: a suplementação pode causar irritabilidade.

Fiquem de olho aqui no site que falarei mais sobre valores de referência de laboratório considerados “normais” versus os valores que uso como referência pra verdadeiramente ajudar os clientes que me procuram.

Comam algo saudável por mim!

Comentários

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados