Dá pra combater precocemente o aparecimento de cabelos brancos através da dieta?

04 Dez 2016

Alguns dizem ser sinal de sabedoria, outros acham charmoso (especialmente em homens) e a mulherada, no geral, acha um terror e um gasto extra no salão de cabelereiro.
Existe sim o componente genético, mas não é só isso! O que você come diariamente (e como você leva a vida no geral) pode predispor seu corpo a ter mais cabelos brancos prematuramente, sabia?

Vive estressado? Então decore isso: o estresse acaba aumentando formação de radicais livres no folículo piloso, como o H2O2 e, consequentemente, reduz a síntese da melanina no fio capilar, precipitando o aparecimento de cabelos brancos!

Dentre os fatores nutricionais, a baixa ingestão do mineral Cobre, Zinco, vitamina D e de vitamina B12. Excesso de Ferro (assim como anemia) no corpo, baixa ingestão de antioxidantes e fitoquímicos, elevado consumo de carboidratos (principalmente os refinados, como os refinados, açúcares e guloseimas em geral), bebida alcoólica, estão entre os mais agravantes pra saúde dos fios.

Outras condições que não podem passar desapercebidas para quem quer evitar cabelos brancos precocemente:

  1. Saúde geral: como anda sua tireóide, paratireóide, status de ferro no corpo….Há diversas condições que aceleram envelhecimento do corpo, que podem iniciar um processo de oxidação mais agressivo, e sim, pode precipitar o aparecimento de cabelos brancos.

  2. Saúde intestinal: disbiose, doença de Chron, hipersensibilidade alimentar não tratada, alergias alimentares que não foram identificadas ainda, tudo isso leva a uma má absorção de nutrients pelo seu corpo que pode precipitar o aparecimento de cabelos brancos.

  3. Fumo: a nicotina interfere demais na saúde da pele, unhas e cabelo. Há uma associação entre o fumo e o envelhecimento do organismo prematuramente. E isso, claro, incluindo o ataque aos foliculos pilosos. E se fuma passivamente (fica perto de alguém que fuma), lamento lhe informar, mas você também sofrerá impacto.

Alimentos que podem ajudar no combate:

Nozes, aspargos, semente de gergelim (incluindo tahine) e castanha de caju - estão entre os mais ricos em Cobre, e esse mineral é fundamental pra produção de melanina, o que ajuda na pigmentação dos fios.Outros alimentos ricos em Cobre são os cogumelos shiitake, Paris e shiimeji (e pra aprender a fazer em sua casa – sem segredo – acesse o video em meu canal https://www.youtube.com/watch?v=XpC0JM3ADho&t=1s.

As frutas classificadas como berries – açaí – puro, sem xarope de guaraná – amoras, blueberries, morangos (sem agrotóxicos) e etc, são fontes de fitoquimicos chamados antocianidinas, que ajudam a carrear mais sangue e oxigênio aos fios, o que ajuda também no crescimento dos fios e carreiam mais nutrientes antioxidantes pro folículo piloso. Para isso, garanta que sua dieta como um todo está muito boa! Feijões, ervilhas, pistaches, carnes em geral e frutos do mar são ricos em Zinco, mineral que também não pode faltar nesse processo. Há muito o profissional Nutricionista pode ajudar em termos de suplementação, para ajudar ainda mais a complementar a dieta, caso seja necessário. Dentre eles estão vitamina C revestida, L-metionina, PQQ, extrato de Cucumis melo L., etc.

Caso queira matar um pouco da curiosidade sobre algumas fórmulas farmacêuticas existentes que ajudam na beleza no geral, faça download do E-book Nutrindo a Beleza no site www.lojabgreen.com/.

Você aprendeu que dependendo do que você come, e deixa de comer, combinado ao estresse, pode sim precipitar o aparecimento de cabelos brancos. Então, que tão consultar um Nutricionista?

Coma algo saudável por mim!

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