Espirulina: alga rica em nutrientes e que ajuda no controle da rinite

16 Mai 2014

O termo espirulina se refere a um grande número de cianobactérias ou algas verdes. É uma excelente fonte de nutrientes, contendo mais de 70% de proteínas, vitamina E, vitaminas do complexo B, clorofila e muitos minerais. E contém mais betacaroteno do que a cenoura.

Tem sido usada há muitos anos por suas propriedades medicinais como antioxidante, antiviral e por ajudar no emagrecimento. Trabalhos mostram associação do uso constante da espirulina para ajudar no emagrecimento, no controle da hipercolesterolemia e na rinite alérgica.

Não há evidências cientificas no uso da espirulina por crianças, mulheres amamentando e grávidas.

Deve ser evitado por quem tem intolerância ou alergia á algas marinhas, por quem sofre de alguma doença auto imune como lúpus e artrite reumatóide, e não usar se você toma qualquer tipo de medicação (porém, não li nada a respeito sobre pílulas anticoncepcionais, ok?).

  Mais trabalhos ainda precisam ser realizados para comprovar os benefícios reais da espirulina na saúde. Em minha prática clínica gosto de usar em receitas, suplementando vegetarianos e para os que estão desvitalizados por uma má nutrição.

Espirulina pode vir contaminada com metais tóxicos, bactérias e outras substâncias que podem danificar o fígado caso uso seja prolongado. Isso pode levar a dores de estômago, náuseas e vômitos. Por isso, garanta boa procedência de seu produto, converse com seu Nutricionista.

As informações postadas aqui não substituem consulta com um Nutricionista, ok?

Comentários

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados