Fuja do aparecimento de estrias!

08 Dez 2010

Estria é a cicatriz deixada na pele pelo rompimento das fibras colágenas quando a pele sofreu um estiramento, e as células chamadas fibroblastros não conseguiram fabricar fibras colágenas suficientes para a pele poder se esticar sem causar rompimento. Cuidados com a dieta também fazem parte dessa prevenção, que muitas vezes acomete gestantes, adolescentes e pessoas que treinam pesado.

A pré-disposição genética ou hereditariedade associada a fatores agravantes como uma alimentação pobre em nutrientes (como a proteína, a vitamina C, ferro e o silício - necessários para a fabricação do colágeno), baixa hidratação, e não ter um ritual de hidratação da pele (como passar passar cremes hidratantes após o banho), manter o ciclo vicioso de engordar e emagrecer, e até massagens executadas com uso exagerado de força, associadas ou não a aparelhos ou massageadores de sucção, são determinantes para que elas apareçam nas fases de adolescência, obesidade, gravidez ou em hipertrofia muscular.

Para evitar o aparecimento de estrias, capriche na sua alimentação incluindo cereais integrais (a aveia é um dos alimentos mais ricos em silício, sabia?), frutas, hortaliças, legumes, fontes de gordura insaturada como azeite de oliva e as oleaginosas e proteínas como as carnes magras, ovos, grãos e derivados magros de leite (caso não tenha alergia ou intolerância, claro). Hidratação, sempre! Água, água de coco, chás são bem vindos.

Evite banhos muito quentes que desidratam a pele. A temperatura da água não deve exceder os 37ºC. Se após o banho sua pele estiver vermelha ou eliminando vapor reduza a temperatura da água. Use creme hidratante sempre após o banho, de boa absorção, fragrância agradável e dar sensação de conforto na pele. Se depois de algum tempo você notar a sua pele repuxando, descamando ou ficando esbranquiçada, troque o creme hidratante.

Fique de olho nos ponteiros da balança para evitar grandes oscilações de peso! Isso causa estiramento da pele, podendo levar ao aparecimento das temíveis estrias.

Se for engravidar ou fazer musculação para aumentar o volume de massa muscular, utilize creme específico para estria nas áreas que serão afetadas. Pode ser um bom auxilio preventivo! Nas gestantes, o problema aparece principalmente no abdome, coxas e mamas - partes que mais crescem na gestação.

Cuide de sua pele, e não descuide da alimentação. Consulte sempre seu esteticista e nutricionista, e tenha uma pele saudável!

 

Escrito por Kátia Barboza

Esteticista formada pelo Senac

 

Comentários

Ainda não há comentários.

O envio de comentários está fechado.