O que são os antioxidantes?

06 Jul 2010

Tanto se fala, mas muitos ainda não sabem o que é. Bem resumidamente, vamos primeiramente entender o que são os radicais livres.

Basta respirar que cerca de 5% do oxigênio inalado se transforma em radicais livres, que são moléculas ou átomos com número ímpar de elétrons, altamente instáveis.

Em excesso, os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, acelerar envelhecimento e aumentar risco de desenvolvimento de doenças. Mas daí entram os antioxidantes - substâncias presentes em alimentos, chamados de não-enzimáticos e em enzimas de nosso corpo, chamados de antioxidantes enzimáticos, que possuem ação protetora, capazes de controlar os danos causados por esses radicais livres.

As causas de oxidação das células são: ozônio, cigarro, medicamentos, gordura saturada, poluição, radiação solar, excesso de exercícios físicos, além das causadas pelo estresse e inflamações, dentro de nosso corpo mesmo.

Obtemos, portanto, os antioxidantes não-enzimáticos através dos alimentos, como: cacau, suco de uva, soja, cenoura, tomate, frutas vermelhas, castanhas, chá verde, dentre muitos outros!

Alimente-se bem! Consulte sempre seu Nutricionista.

Comentários

Ainda não há comentários.

O envio de comentários está fechado.