Papel do ômega-3 na saúde

17 Mar 2010

O ômega-3 é um tipo de gordura, uma daquelas ditas como gordura do bem.

O ômega-3 faz muito bem ao organismo protegendo o indivíduo de problemas cardiovasculares (incluindo diminuição de triglicérides) e melhora da função cerebral (como memória, concentração, desempenho e até atenuar sintomas de depressão), isso porque uma parte significativa do cérebro, dos nervos e da retina dos olhos é composta de cadeias longas poliinsaturadas de ômega-3, como as que são encontradas no óleo de peixe e, essas são essenciais para um ótimo desenvolvimento do cérebro, olhos e sistema nervoso em geral.

O ômega-3 também tem sido usado para ajudar os sistemas imunológico, reprodutor e no tratamento a doenças auto-imunes, com o lúpus e artrite reumatóide. O ômega-3 também é muito estudado em bebês e gestantes, trazendo benefícios, trazendo benefícios para ambos.

Também tem sido muito utilizada por praticantes de atividades físicas e atletas pelo poder antiinflamatório que possui, reduzindo assim as inflamações dos tecidos e acelerando sua recuperação. O ácido graxo ômega-3 altera a membrana muscular resultando numa melhora do transporte de glicose e reduzindo degradação protéica, o efeito anti-catabólico.

Algumas pessoas preferem ingerir suplementos de ômega-3 por sua praticidade, já que não podem ou não conseguem ingerir em quantidades adequadas os melhores alimentos-fonte, como peixes e linhaça.

Boas fontes de ômega-3 na dieta: salmão, sardinha, arenque, cavalinha, atum, bacalhau, truta, linhaça triturada e seu óleo, prensado a frio, sempre.

Converse com seu Nutricionista e saiba como incluir mais ômega-3 em sua dieta. E não se suplemente sem orientação de um profissional especializado!

Comentários

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados