Probióticos podem ajudar na perda de peso?

01 Mai 2011

Probióticos são micro-organismos benéficos para os humanos. Benefícios esses que incluem: melhora da digestão, do funcionamento intestinal, da imunidade, aumentam os níveis de energia, melhora da saúde da pele, unhas e cabelos, e podem ajudar na perda de peso também!

Estudos ainda estão sendo feitos para algo mais conclusivo, mas sabemos que um intestino saudável, que garanta melhor absorção de nutrientes, melhorando todo processo energético e de detox, ajuda sim o organismo a perder peso com mais eficiência.

Um estudo japonês publicado ano passado revelou que a administração de lactobacilos reduziu a gordura abdominal em 4,6%, e a subcutânea em 3,3%. Eles administraram leite fermentado com e sem probióticos, por 12 semanas, e mostraram redução do IMC e das circunferências de quadril e de cintura nos indivíduos que tomaram a versão com lactobacilos.

Outro artigo foi publicado mostrando que uma classe de lactobacilos influenciaria a composição corporal do hospedeiro por produzir um tipo de CLA (ácido linoléico conjugado), uma gordura que tem sido associada com diminuição da % de gordura em humanos e em modelos animais, assim como tem demonstrado inibir o crescimento de células tumorais de cólon.

Em 2006 já tinha sido publicado um estudo onde os investigadores verificaram efeito antiobesidade de Lactobacillus rhamnosus, uma bactéria que também produz ácido linoléico conjugado. Depois de 8 semanas de ingestão dessa cepa, os ratos perderam peso sem redução da ingestão energética. Os pesquisadores sugerem que o efeito antiobesidade foi relacionado à apoptose do tecido adiposo.

Trabalhos ainda precisam ser feitos para averiguar qual real papel dos probióticos na perda de peso, mas a Nutrição Funcional, com seu conceito mais holístico de cuidar do ser humano como um todo, e não com foco único na doença ou a queixa clínica em si, focará sempre a saúde intestinal para um bom começo de tratamento, seja ele para qualquer objetivo, como a perda de peso, inclusive.

Cuidar da dieta sempre, da pratica esportiva, e lidar com o estresse, são pontos importantes para quem busca perder peso com saúde.

Se você pensa em cuidar mais do seu intestino tomando probióticos (existem uns muito bons no mercado a disposição!) não há problema nisso, desde que seja orientado e acompanhado por um profissional habilitado.

Não existe milagre para uma perda de peso efetiva, existe conhecimento, orientação, disciplina e força de vontade.

Consulte sempre um Nutricionista e perca peso com saúde e eficiência!

Referências consultadas:

Y. Kadooka et al. Regulation of abdominal adiposity by probiotics (Lactobacillus gasseri SBT2055) in adults with obese tendencies in a randomized controlled trial. European Journal of Clinical Nutrition, 2010, Vol. 64, No. 6, pp 636 – 64.

Rosberg-Cody, E., ‘Recombinant Lactobacilli expressing linoleic acid isomerise can modulate the fatty acid composition of host adipose tissue in mice’. Microbiology, Dec 22, 2010 DOI: 10. 1099/mic.0.043406-0

Lee, H.Y.; PARK, J.H.; SEOK, S.H, et al. Human originated bacteria, Lactobacillus rhamnosus PL60 produce conjugated linoleic acid and show anti-obesity effects in diet-induced obese mice. Biochim Biophys Acta; 1761 (7): 736.744, 2006.

Comentários

Ainda não há comentários.

O envio de comentários está fechado.