Propriedades nutricionais da banana

29 Nov 2010

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, conhecida por ser rica em potássio, vitaminas do complexo B (em especial a vitamina B6), magnésio e fibras.

Há diversos tipos de banana no mercado: nanica, a ouro, a prata, a banana da terra, etc.

O magnésio, a vitamina B6 e o aminoácido triptofano – no qual a banana é uma excelente fonte - são fundamentais para a produção de neurotransmissores, como a serotonina, que confere bom humor e tranqüilidade. Por isso, a banana pode ser uma aliada contra a TPM, tendência a tristeza e processos depressivos. Ajudará, inclusive, no combate à insônia.

Quem sofre de hipertensão arterial (pressão alta) e  utilizam medicamentos diuréticos que também mandam embora potássio, além do sódio (mineral que vai  reter líquido e ajudar a aumentar ainda mais a pressão arterial), a banana pode ser muito útil! O potássio é fundamental para saúde dos músculos, inclusive do músculo cardíaco.

Para quem treina, a B6 presente na banana ajuda no metabolismo energético, pois essa vitamina participa das reações da quebra de glicogênio muscular (fornece energia aos músculos em atividade), além de potencializar a absorção de zinco – mineral que participa de processos de reparação de tecidos, e exerce papel importante no sistema imunológico. Porém, imaginar que o potássio da banana será a salvação para as câimbras é um erro.  Isso porque a câimbra é multifatorial, ela pode ocorrer por diversos fatores, como: déficit de potássio, desidratação, déficit de cálcio, de magnésio, de vitaminas do complexo B, e até de sódio! Diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares são fatores que favorecem a ocorrência de cãibras. Alguns relatos também indicam que o uso de certos suplementos esportivos, como a creatina, pode aumentar os riscos de câimbras musculares.

Por isso, seu Nutricionista, seu médico, fisioterapeura e educador físico poderão auxiliar na descoberta das principais causas de suas câimbras.

Por ser rica em fibras, a banana ajuda a dar saciedade e melhorar funcionamento intestinal.

Com aveia no café da manhã, com linhaça, em shakes, batida com whey protein, em bolos, e até acompanhando pratos como arroz com feijão, a banana é uma fruta típica, prática, fácil de usar em preparações culinárias e muito nutritiva. 

Consulte sempre seu Nutricionista para estipular quantidade de bananas que você pode consumir em seu dia.

Saiba aqui sobre os benefícios da BANANA VERDE, uma outro tipo de alimento com propriedades funcionais.

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