Psyllium: o que é e porque usar em receitas sem glúten

05 Fev 2017

Psyllium é uma fonte de fibra natural feita a partir das cascas de sementes da planta chamada Plantago ovata, nativa da Índia e do Paquistão. Contem 70% de fibra solúvel e 30% insolúvel.

Muito usada como complemento de fibras na dieta, pois ajuda a melhorar funcionamento intestinal, combatendo a constipação, hemorroidas e fissura anal. Trabalhos já mostraram que o consumo da fibra ajuda a controlar glicemia (muito útil pra diabéticos), diminuir colesterol e triglicérides, e ajudar no controle da hipertensão.

Alguns trabalhos mostram que de 7-9 gramas de psyllium ao dia, associado com probióticos, foi seguro e efetivo para ajudar no tratamento de pacientes com doença celíaca. Entretanto, alguns outros resultados mostram que alguns pacientes tem uma piora nos sintomas. Por isso, vale a pena consultar seu médico e nutricionista antes do consumo, ok?

O psyllium em pó pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, em lojas online e até em farmácias, e geralmente se encontra em cápsulas e em pó mesmo.

Essa fibra é a queridinha de quem faz preparações em glúten, pois como tem a propriedade de absorver umidade, melhora textura, elasticidade da massa e mantém as receitas mais macias e úmidas por mais tempo.

Quando misturado com água, a fibra vira um gel, com aspecto de cola, e já testei receitas sem a fibra e com goma xantana, e achei o resultado mais interessante com o psyllium mesmo.

Mas se quiser substituir, já encontrei recomendações de associar uma colher de chá de goma xantana para 1 colher de sopa bem cheia de psyllium. Outra recomendação é usar o gel de linhaça + goma xantana.

Vocês tem experiência com o consumo do psyllium pra sua saúde? E pra receitas sem glúten?

Comam algo saudável por mim!

Comentários

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados