Conheça mais sobre os benefícios e como preparar Kombucha em casa!

01 Out 2017

Kombucha é uma bebida probiótica milenar chinesa com muitos benefícios para saúde, dos quais destacam-se: ação antibacteriana e desintoxicante, além de conter aminoácidos e vitaminas do complexo B, enzimas que ajudam no sistema digestivo e diversas bactérias benéficas para o intestino melhorando a qualidade do funcionamento, absorção de nutrientes e o aumento da imunidade.  É considerado um ALIMENTO VIVO, portanto, para o sucesso da fermentação é necessário atenção, carinho e amor. Observar a marca do chá, do açúcar, a temperatura do ambiente, intensidade luminosa e observando como seu scoby ou biofilme (cultura simbiótica de bactérias e leveduras) reage e ir adaptando a quantidade de açúcar e os dias necessários para a fermentação. Escolha um local, sem luz direta do sol e onde não precise ficar trocando de lugar, um cantinho exclusivo para seus fermentados.

Ingredientes

  • 1 scoby (procurar na internet grupo de doadores de scoby em sua região)
  • 1 l água filtrada
  • 2 colher(es) de sopa chá mate ou chá verde (a quantidade varia se gosta de chá mais forte ou fraco)
  • ½ xícara(s) de chá de açúcar demerara (preferencia orgânico), o açúcar mascavo pode mofar o scoby
  • ½ xícara(s) de chá já fermentado OU 2 colheres de sopa cheias de vinagre de maçã
  • 1 Pedaço de voal (melhor opção) ou papel toalha
  • 1 Jarra ou pote de vidro esterilizado

Instruções

Para primeira fermentação

Colocar a água no fogo e assim que levantar fervura desligar e acrescentar o açúcar e a chá mate. Abafar por 10 minutos e coar. Esperar esfriar e colocar no pote de vidro higienizado com agua fermente.  Acrescentar o vinagre ou chá fermentado e o scoby. Tampar com voal e aguardar 7 dias para ocorrer a fermentação. O tempo de fermentação pode variar para menos ou para mais dias. Quando estiver com sabor de fermentado e levemente adocicado está no ponto.

Segunda Fermentação

Pode ser feita em garrafas de vidro ou plástico. Para quem não tem experiência é bom começar fazendo em garrafa pet. Até mesmo quando fizer em vidro é sempre bom ter uma de plástico para fazer o controle. Se fermentar muito as garrafas de vidro podem estourar, as de plástico quando estiverem estufadas você sabe que está no ponto.
Coloque o chá fermentado nas garrafinhas até a metade, acrescentar suco de frutas, frutas picadas, especiarias, gengibre. O sabor pode ir variando. Pode acrescentar mais açúcar ou melado de cana se quiser uma fermentação mais rápida e mais gasosa.  Se for usar a de vidro deixar um espaço de pelo menos 3- 4 dedos da garrafa vazia antes de tampar. Na garrafa pet você deixa um espaço também de 3-4 dedos e aperta a garrafa até liquido chegar na boca da garrafa e tampe.  Após fechada a garrafa vai ficar amassada. Conforme a bebida vai fermentando e produzindo gás, a garrafa vai inchando e ficando dura, quando ela não estiver mais amassada e com bolhas, coloque na geladeira pelo menos 15 – 30 minutos antes de abrir. O tempo da segunda fermentação dura em média de 4 – 5 dias, também podendo variar para mais ou menos.

Obs: Pode ser consumido o chá fermentado da primeira fermentação ou fazer as bebidas gaseificadas e aromatizadas (da segunda fermentação). Guarde sempre um pouco do chá para repetir todo o processo.

 

Dica

Assistam o vídeo para ver as ilustrações e modo de preparo.

Comentários

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados