Terapia Nutricional Anti Envelhecimento

18 Out 2012

Cuidar de fatores que levam ao envelhecimento podem ser facilmente trabalhados através de uma prática de estilo de vida saudável, que inclui: hábitos alimentares corretos, restrição calórica (sim, comer demais também leva ao envelhecimento, segundo alguns autores), controle de estresse, otimização dos processos de “limpeza"do organismo (chamados de “detox”) e; por vezes, uso de suplementos nutricionais (somente prescritos por Nutricionistas e/ou médicos).

A principal teoria para o envelhecimento é a que se baseia na produção excessiva de radicais livres, e para reduzir esse impacto, precisamos de antixiodantes, que irão proteger o DNA e à membrana da célula. E sabe-se que o processo de envelhecimento também está ligado com a inflamação. E um dos fatores que mais eleva o grau de inflamação corporal é o acúmulo de gordura abdominal, ligada também a resistência à insulina. E claro, a dieta ocidental, pelo seu alto teor de gorduras saturadas, trans, carboidratos simples e refinados, excessivo consumo de laticínios e carnes, além de consumo insuficiente de cereais integrais, sementes, oleaginosas, leguminosas, gorduras essenciais e peixes.

Do ponto de vista prático, é fundamental controlar a resistência a insulina com alimentos e/ou suplementos ricos em zinco, cromo e vanádio, por exemplo, e focar em carboidratos com baixo índice glicêmico. Toda suplementação não carece de efeitos adversos, por isso, tem que ser orientado por um profissional habilitado.

E enriquecer dieta com compostos bioativos protetores, como: quercetina da maçã e da cebola, resveratrol do suco de uva, lignanas da linhaça, antocianinas das frutas vermelhas, fibras e betaglucanas da aveia, isoflavonas presentes no tofu, vitamina E/manganês e selênio presentes nas castanhas, carotenóides dos ovos, vitamina C das frutas frescas. Agora pare e reflita sobre a frequência desses alimentos em sua dieta. A feira pode ser a próxima parada de seu dia, não acha?

Mudanças no estilo de vida (melhora da qualidade de sono, equilíbrio mental e espiritual, prática regular de atividade física, não fumar), realização de exames preventivos e uma terapia nutricional anti-aging, é possível controlar todos os fatores envolvidos nesse processo.

Envelhecer com saúde é fundamental.

Consulte sempre seu Nutricionista e viva com mais qualidade de vida.

Comentários

2 comentários

Gostaria de parabenizá-la pelo site e tb lhe perguntar o q acha da água alcalina.
Obrigada pelo feecback, Robson, e aqui no site tem um post sobre Ph de água, faça a busca e leie, acredito que vc vai gostar da informação. Abc
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados