Tribulus terrestris na performance esportiva

09 Mar 2010

Muito comentado no momento, o tribulus terrestris é uma planta que tem sido amplamente utilizada na medicina tradicional chinesa e indiana para o tratamento de diversas desordens, como adjuvante no tratamento de moderada disfunção erétil e baixa libido em homens e mulheres.

O tribulus terrestris é essa planta que contém protodioscina, uma saponina não esteroidal relacionada com aumento da testosterona, DHEA e hormônio luteinizante (LH). E é bastante procurado por praticantes de atividade e atletas por seu efeito anabólico.

Mesmo que esse caminho metabólico ainda não seja totalmente comprovado, a principal alegação de seu efeito é o aumento da ação anabólica e androgênica através do aumento da produção de testosterona endogenamente.

Essa protodioscina aumenta a libido e a ereção, motilidade espermática, volume de ejaculação, a massa muscular e testosterona, conforme demonstrado em alguns estudos com modelos animais.

O uso do tribulus terrestris pelo tempo mínimo de 28 dias pode produzir um efeito de ganho de massa muscular e força, segundo estudos. Porém, as dosagens desses estudos não são padronizadas!

Outra hipótese que foi levantada em um estudo é a possível relação da suplementação de tribulus terrestris com o aumento da captação do óxido nítrico, substância que ajuda a aumentar perfusão sanguínea, levando mais nutrientes e sangue à musculatura, por exemplo. Esse trabalho verificou redução da pressão arterial através da vasodilatação após a suplementação de extrato de tribulus terrestris. Então, devido ao importante papel do óxido nítrico na modulação do metabolismo de substratos energéticos, poderia ser estabelecida uma relação positiva do tribulus terrestris no ganho de massa muscular por essa via.

São necessários mais estudos em humanos que incluam medidas de performance física (tempo de exaustão, mudança de força em treino de resistência, mudança de composição corporal, mudança de humor, mudanças neuromusculares) e que contenham uma curva de dose-resposta.

Vale ressaltar que para obter ganho efetivo de massa muscular, faz-se necessário o equilíbrio de toda alimentação, hidratação e exercícios físicos prescritos por um educador físico. Até o momento, não há dados consistentes da suplementação de tribulus no aumento de massa muscular e na perda de gordura corporal.

Consulte sempre seu nutricionista esportivo antes de se suplementar, e para averiguar a real necessidade de uma suplementação para ganho de massa muscular no seu caso.

Ref.: Qureshi A. et al. A systematic review on the herbal extract Tribulus terrestris and the roots of its putative aphrodisiac and performance enhancing effect. J Diet Suppl. 2014 Mar;11(1):64-79.

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