Você já comeu Goji Berries?

07 Jun 2010

A frutinha popular em países asiáticos chega às nossas prateleiras.

A Goji berrie é uma frutinha muito popular em países asiáticos e tem sido amplamente utilizada para fins medicinais e como alimento funcional por mais de 2500 anos. Na China, as Goji Berries são medicamento (tônico para fígado, rins e retina).

Ela tornou-se mais popular nos últimos anos, devido a sua aceitação pelo público por ser considerada como um “super food” (superalimento), ou seja, uma alimento que se destaca por seu valor nutricional. É rica em vitaminas C e E, e algumas vitaminas do complexoB, minerais como selênio, que ajuda no combate aos radicais livres e a combater efeitos da poluição ambiental, antioxidantes e muitos aminoácidos e muito rica em proteínas.

Dentre os antioxidantes presentes estão o betacaroteno conhecido como precursor de vitamina A no organismo e o licopeno, que apresenta muitos estudos na área em prevenção e tratamento de câncer de próstata.

Ainda existem poucos estudos científicos que explicam os benefícios desta fruta. No entanto, alguns estudos recentes demonstraram que o consumo diário do suco de Goji Berrie aumentou significativamente a sensação de bem-estar, melhora da função gastrointestinal e neurológica. Além disso, este fruto pode apresentar efeitos positivos no tratamento de doenças como a arterosclerose, o câncer, o diabetes, apresenta efeito hepatoprotetor e neuroprotetor e ainda pode auxiliar no tratamento da hipertensão arterial e em distúrbios da visão.

Esta fruta pode ser consumida in natura, como fruta seca ou em forma de suco.

No Brasil, o consumo desta fruta ainda é pouco expressivo, mas já se consegue adquirir a versão desidratada em algumas lojas de produtos naturais e importadoras. Incluí-la na rotina é interessante, pois além de ser muito gostosa (lembra um pouco cereja), traz inúmeros benefícios para a saúde!

Eu consumo junto á salada de frutas, vitaminas, em shake com whey protein e junto ás saladas. Pode ser incluído junto ao mix de castanhas com frutas secas também!

Converse com seu Nutricionista!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





Memorizar dados