WASABI e seus benefícios pra saúde

07 Dez 2016

Wasabi é uma raiz de sabor forte, de sabor pungente e apimentado bem característico, que produz uma sensação olfatória peculiar e é muito consumida como condimento na culinária japonesa. No Brasil, facilmente encontrado em forma de pastas e em pós em lojas de produtos orientais e em lojas de produtos japoneses.
Mas você sabia que essa raiz tem diversos benefícios pra sua saúde?

Os benefícios incluem redução do risco para desenvolvimento de câncer e doenças de coração, possui propriedades anti-inflamatórias para músculos e articulações e ainda combate fungos e bactérias!

Por ter um bom efeito bactericida, o consumo do wasabi ajuda muito a combater infecções de boca e garganta. E por isso, essa raiz é muito utilizada para tratar alergias sazonais, melhorar a imunidade e ajudar a remover toxinas extras de nosso corpo.

O cheiro característico da raiz é causado por altos níveis de alil isotiocinato, uma substância antioxidante que é usada pela planta para espantar predadores que a tenham comer, mas pra nós, seres humanos, traz impactos positivos em nossa saúde. Há diversos trabalhos mostrando benefícios do wasabi na prevenção de câncer e ajuda a prevenir rinite e sinusite por “limpar” a via nasal.

A raiz contém algumas vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e zinco, substâncias necessárias pra uma dieta balanceada.

A raiz também propriedades hipocolesterolêmicas e inibidoras da agregação plaquetária (agregação plaquetária é uma das causas de trombos e de AVC na população). Alguns trabalhos também mostraram benefícios em prevenir osteopenia/osteoporose por ajudar na manutenção da massa óssea.

Apesar dos benefícios, vale lembrar que comer wasabi demais pode impactar saúde hepatica, já que ele contém um composto hepatóxico, o que é tranquilo em quantidades pequenas, mas não demais! Algumas pessoas também tem alergia ao wasabi, então fique atento caso você esteja consumindo pela primeira vez.

Consulte sempre um nutricionista, ok?

Coma algo saudável por mim!

Comentários

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados