Benefícios da atividade física ao diabético

10 Mai 2010

Aceitando meu convite, o personal trainer de corrida e portador de diabetes, Emerson Bisan, escreve sobre o tema para vocês! Boa leitura!

É com grande satisfação que escrevo a fim de compartilhar experiências e transmitir informações técnicas no auxílio de portadores de diabetes ou, levando em consideração que os hábitos saudáveis servem inclusive para pessoas NÃO portadores de diabetes, e outras doenças, e até para servir de prevenção a elas (eu mesmo portador de diabetes tipo I há 15 anos incluo como parte do tratamento minhas corridinhas, me deixando super controlado sem nenhum efeito da doença!).

Ninguém mais questiona ou coloca em cheque os benefícios que os exercícios podem trazer às pessoas que, se principalmente se bem monitorada, podem atingir grandes transformações no organismo e no tratamento do diabético.

Benefícios:

  • Redução dos níveis de gordura corporal evitando outras doenças que acabam se ligando ao diabetes;
  • Potencialização dos efeitos dos medicamentos fazendo em alguns casos em parceria com o médico é lógico a redução da quantidade de medicamento;
  • Manutenção do peso corporal fazendo com que o mesmo tipo e quantidade de medicamento façam o efeito desejado;
  • Ativação da circulação e do sistema vascular aumentando o fluxo sanguíneo e reduzindo os problemas de circulação em pernas e braços;
  • Aumento da receptividade de glicose (diminuição da resistência a insulina) na célula reduzindo muitas vezes no diabetes tipo II o uso de medicamentos;
  • Melhora da disposição no dia a dia e resistência nas atividades profissionais e familiares;
  • Lembrando que o sincronismo da orientação do médico e do professor orientador deve ser pefeita.

Cuidados na prática de atividade física para diabéticos:

  • As atividades devem ser sempre orientadas por um profissional de educação física após a avaliação médica;
  • Sempre fazer o controle do índice glicêmico antes , durante e depois da atividade;
  • Nunca iniciar os exercícios em jejum;
  • Carregar sempre porções de carbohidrato de absorção simples para correções de eventuais hipoglicemias;
  • Utilizar meias calçados confortáveis evitando lesões na pele dos pés que devem estar sempre hidratados com cremes;
  • No mínimo, a cada 20 minutos, fazer a ingestão de líquidos durante os exercícios;
  • Realizar sempre um alongamento e aquecimento antes das atividades principais;
  • Respeitar sempre os limites e em qualquer sinal de desconforto e mal estar avisar alguém;
  • Carregar sempre uma identificação com um telefone de emergência e a identificação

Como escolher a sua atividade física ideal?

Nem sempre a atividade que você adoraria fazer porque viu alguém fazer ou ouviu falar será sua atividade ideal por motivos de restrições médicas, condição física ou até por questões financeiras.Então além do critério que é a sua preferência, procure uma atividade onde você consiga fazer com regularidade que seja prático e próximo de sua casa ou trabalho, procure uma atividade onde seu condicionamento permita que você pratique com segurança. As atividades competitivas são mais difíceis de controlar então para você que tem uma restrição de intensidade ou uma exigência no controle procure atividades individuais onde consiga controlar a intensidade. As atividades controladas são também fáceis de se perceber a evolução isso lhe trará uma motivação extra.

Emerson Bisan (CREF-SP 002828-G/SP)

Formado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física UMC

Especialização em Treinamento Desportivo de Alto Nível - Moscou - Rússia

Atendimento em sala de Musculação e Personal desde 1994 nas academias Runner e Reebok Sports Club

Diretor da “Nova Equipe” Assessoria Esportiva especializada em Corrida e Caminhada voltado ao Bem Estar

Diabético Tipo I (Insulino dependente há 15 anos)

43 maratonas , 5 Ultra de 24 horas, Finisher em 75 Km,100 km, Brazil 135(217 Km)

Contato: Celular: 011-9931-6926

Nova Equipe Assessoria Esportiva Ltda

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