Benefícios das oleaginosas

05 Out 2009

As oleaginosas - castanhas e as nozes - ainda pouco consumidas pelos brasileiros, possuem diversos nutrientes importantes para a saúde, dentre eles: vitamina E, magnésio, manganês e o resveratrol – importante fitoquímico também presente no suco de uva e vinho tinto – famoso por trabalhos publicados o correlacionando com diminuição de LDL, o “colesterol ruim” e redução de incidência de câncer.

Trabalho publicado também revela que apenas uma castanha do Brasil ao dia supre a necessidade diária de selênio, um mineral com potente capacidade antioxidante, e é cofator de diversas enzimas no organismo, dentre elas a glutationa peroxidase que é a principal enzima de destoxificação cerebral.

Além disso, o selênio participa da conversão de hormônios tireoidianos, melhorando todo o metabolismo e regulando a função de nossas células.

As oleaginosas também são ricas em arginina, um aminoácido muito usado ultimamente na prática esportiva, por ser precursora natural de hormônio de crescimento (GH), além de óxido nítrico, uma substância vasodilatadora, que além de auxiliar no fornecimento de nutrientes às células musculares, por exemplo, ajuda a manter saudáveis os vasos sanguíneos.

As oleaginosas possuem uma substância chamada beta-sitosterol, que reduzem níveis excessivos de cortisol, o hormônio do estresse, que leva à uma resistência a perda de gordura, e eleva a compulsão alimentar.

Além de uma fonte protéica interessante, as oleaginosas possuem boa relação ômega-3: ômega-6, e ainda contêm ômega-9, gorduras que ajudam na redução de doenças cardiovasculares e mantém um estado inflamatório menor no organismo, sabe-se que muitas doenças são decorrentes de processo inflamatório.

As amêndoas, em especial, ajudam a potencializam a saciedade, e diminuírem absorção de carboidratos e lipídeos. Porém, cuidado com o consumo abusivo: as oleaginosas, apesar de um perfil nutricional extremamente interessante, são altamente calóricas. Um nutricionista vai ajustar a quantidade certa de acordo com seu metabolismo e necessidade diária.

Geralmente recomendo ao redor de 30g de um mix de castanhas/semana. Mas isso não é para todo mundo: as oleaginosas são extremamente alergênicas, e há pessoas que apresentam herpes labial e dermatite após consumo freqüente desse grupo de alimentos, e por isso, vale ficar atento aos sinais que nosso organismo nos dá.

Comentários

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados