Benefícios nutricionais do aspargo!

13 Abr 2011

Em minha recente viagem de férias aos Estados Unidos percebi o quanto eles consomem aspargo. Muito fácil de achar e com preço bom, passei a consumi-lo lá quase que diariamente, e resolvi escrever aqui os benefícios desse alimento que encontramos por aqui também, mas muita gente não sabe nem como prepará-lo.

Muito nutritivo e saboroso, o aspargo tem baixíssimo valor calórico, e por ser uma excelente fonte de ácido fólico, é muito interessante como completo da dieta da gestante, que precisa muito mais desse nutriente pela prevenção de risco em desenvolver problemas no tubo neural do bebê que está em plena formação. Além do ácido fólico, é rico em betacaroteno, vitamina C, algumas vitaminas do complexo B, vitamina K, magnésio, manganês, fósforo e fibras! Fibras que ajudam na saciedade e em todo processo de emagrecimento.

O aspargo também tem uma leve ação diurética graças a seu alto teor de potássio e do aminoácido aspargina. O consumo do aspargo pode deixar a urina com cheiro mais acentuado, ok? Sem comprovação cientifica, mas dizem que o aspargo pode ser afrodisíaco.

Ao comprar, procure consumi-lo rapidamente, pois eles amadurem muito rápido.

Enriqueça seu prato com aspargos! Lave-os bem, pique grosseiramente e refogue em panela antiaderente com um pouco de azeite (eu gosto de usar a manteiga indiana ghi), ou apenas coloque em uma travessa com papel alumínio e leve ao forno médio por alguns minutos e sirva como salada mesmo. Fica gostoso também se o servir acompanhado de um molho caseiro à base de iogurte.

Ao lado uma foto de uma tortilha mexicana feita por meu “irmão” Enrique, à base de ovos e salsa mexicana bem apimentada. E claro, com uns aspargos assados. Estava delicioso!

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