Cacau: um superalimento

04 Ago 2010

O cacau é um fruto que teve origem na América Central, mas se popularizou no Brasil no século XVIII. É mais facilmente cultivado na Bahia, e em alguns estados do nordeste. Quase tudo do fruto é bem aproveitado. A casca é utilizada para artesanato, a polpa para fabricação de sorvetes e doces e as sementes são torradas e trituradas para se transformarem em cacau em pó, de sabor amargo, e que se transformará no amado chocolate que conhecemos. Esse pó puro e de sabor amargo que carrega as propriedades benéficas à saúde.

Benefícios do cacau:

- O cacau estimula a liberação de endorfina que estimula a disposição mental, tem impacto direto no humor, por estimular a produção de serotonina, melhorando assim quadros, por exemplo de depressão;

- O cacau também concentra outras substâncias como a teombrina, feniletilamina, tetrahidrocarbolines, fenilalanina e tirosina que juntos reforçam a sensação de bem estar;

- A ingestão regular de cacau pode agir como fotoprotetor solar, ou seja, filtro solar natural, protegendo a pele do envelhecimento precoce e do câncer de pele. Isso acontece devido as altas concentrações de polifenóis que neutralizam os radicais livres gerados pela radiação de UVA e UVB.

- O antioxidante mais poderoso do cacau é o fenol que age na prevenção de várias doenças crônicas, também responsável por diminuir a formação do colesterol ruim (LDL) e melhorar a capacidade de dilatação das artérias, melhorando a circulação.

- Ajuda na metabolização da glicose, diminuindo os riscos de diabetes;

- É considerado um antidepressivo natural, pois sua semente é rica em fenilalanina que ajuda a controlar o apetite e o peso.

- Dentre os flavonoides presentes na semente de cacau encontramos a procianidina, que favorece a síntese de óxido nítrico, que tem papel fundamental na hipertensão, melhorando a função endotelial. Suas propriedades antioxidantes e a habilidade de diminuir a coagulação sanguínea inibe a agregação plaquetária

- Na atividade física o cacau ajuda a tornar o exercício menos cansativo, já que como dito acima provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, favorecendo a chegada de nutrientes ao músculo, resumindo ele tem o poder de oxigenar nosso organismo.

- Todas as vantagens citadas acima estão relacionadas ao cacau e não ao chocolate, portanto, quando for escolher seu chocolate, opte sempre pelo com mais teor de cacau, ou seja, os mais amargos.

Hoje no mercado, existem inúmeras opções de chocolate amargo, além também do próprio cacau puro que pode ser acrescentado em sua granola, shake, frutas, bolos e outras preparações.

Consulte sempre seu Nutricionista e viva a individualidade bioquímica!

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