Café aumenta colesterol?

03 Set 2010

Que a presença da cafeína no café traz aumento de sensação de alerta e atenção, diminuindo estados de fadiga mental, todo mundo sabe e sente, certo?

Agora, nem todo mundo sabe que há alguns estudos relacionando o consumo de diversos tipos de preparo de café e elevação da fração LDL do colesterol, considerada “colesterol ruim”.

Isso envolve 2 substâncias gordurosas chamadas CAFESTOL e KAHWEOL que também estão sendo relacionadas com aumento nos níveis plasmáticos de homocisteína (um marcador considerado um tipo de colesterol, e que quanto maior, mais aumenta risco para desenvolver problemas cardiovasculares), elevação da pressão arterial e agravamento dos quadros de arritmias.

O preparo do café no filtro de papel ou mesmo no coador de pano impede elevação do colesterol e suas frações, pois as substâncias gordurosas relacionadas com aumento do colesterol ficam retiras (no papel, ou no pano), o que não acontece, por exemplo, no preparo do café expresso.

Existem poucas evidências, porém, quanto á interferência do consumo de café na pressão arterial e arritmias. Alguns autores relatam que isso poderia ocorrer em decorrência da cafeína.

Vale sempre o consumo com moderação, e o Nutricionista levará em consideração diversos fatores para estipular freqüência e tipo de preparo do café na dieta do cliente.

Consulte sempre seu Nutricionista e viva a individualidade bioquímica!

Comentários

Ainda não há comentários.

O envio de comentários está fechado.