Carnaval acabou. E agora?

13 Fev 2013

Após o descanso ou folia do feriadão, você deve estar pensando em rever sua dieta e corrigir possíveis estragos que fez.

Se a ressaca ainda está instalada, tome sucos de frutas não cítricas, como kiwi, morango, melão e melancia, preferencialmente batido com água de coco. Isso traz nutrientes e energia sem deixar o estômago, que está mais sensibilizado com o álcool,  mais irritado ainda.

Retome com suas refeições equilibradas, pense em tomar logo cedo um bel chá gelado destoxificante, à base de hortelã, cidreira, camomila, chá verde (não tão forte) já preparado com lasca de raiz de gengibre, canela, alguns cravos, Chás de alcachofra e chá de quebra pedra também são boas opções. E não deixe de usar um cubo de gelo de couve, para dar uma otimizada na limpeza do fígado e melhorar o processo digestivo. Rico em vitaminas, sais minerais e compostos que ajudam a desintoxicar e desinchar, só não vale colocar açúcar ou adoçante no suchá! E quem sabe, incluir outra “dose” da bebida no meio da tarde?

Farinha de semente de linhaça dourada pode ser adicionada no feijão/lentilha na hora do almoço, sempre combinando com sua porção de arroz integral ou quinua. O prato, que ficará mais rico em fibras e gordura do tipo ômega-3, ajudará a varrer as toxinas acumuladas do período de orgia alimentar. Brócolis, couve flor, repolho (já experimentou repolho roxo com branco levemente refogado com cenoura ralada e uva passa escura?) e outras crucíferas ajudarão na limpeza do fígado também, além de serem boa fonte de fibras e de outros nutrientes importantes para garantir saúde do organismo como um todo.

Se você abusou demais das frituras nas praias ou pra onde quer que tenha ido, pare tudo imediatamente e volte com seus grelhados, assados, cozidos, e evite os molhos e queijos gordurosos.

A sensação de inchaço pode ser corrigida tomando muita água ao longo do dia, e diminuindo a adição de sal às preparações. E lembre-se: sucos em pó, shoyo, sopas de saquinho, alguns tipos de comida congelada e refrigerantes (mesmo os light/diet/zero) podem carregar uma quantidade muito grande de sódio (mineral do sal que causa retenção de liquido e que, em excesso, leva á hipertensão, celulite!).

A privação do sono pode despencar seu sistema imune, levar à queda na performance física e mental, e ainda aumentar muito o apetite! Primeiro: corrija isso com boas horas de sono e capriche em temperos como alho, cebola e gengibre,, e tome um chá de camomila com passiflora antes de deitar.

Continue com seu fracionamento alimentar, mastigue muito bem os alimentos para garantir boa digestão e absorção de nutrientes e retome com otimismo à rotina alimentar e de exercícios.

Espero que toda a animação do feriado possa trazer mais otimismo para você continuar firme com a dieta, focando sempre nos objetivos que você tem em mente!

Consulte sempre seu Nutricionista para uma orientação alimentar individualizada.

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