Chá verde pronto ou feito em casa?

25 Ago 2010

De acordo com novo trabalho apresentado American Chemical Society, em Boston, os chás vendidos prontos engarrafados ou em embalagens tetra pack contém menos polifenóis do que se feitos em casa com a erva.

Os polifenóis são as substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias e que possuem propriedades benéficas à saúde dos que consomem essas substâncias.

Além de conterem menos polifenóis, os pesquisadores mostraram que o chá engarrafado contém outras substâncias em grandes quantidades como açúcares ou adoçantes, conservantes, corantes e etc.

O chá verde preparado em casa contém entre 40 e 150 mg de polifenóis por xícara. Já as 6 marcas analisadas pelos pesquisadores continham 40 / 21,5 / 20 / 7,5 / 2 / 1,5 mg de polifenóis na mesma quantidade. Ou seja, 83% dos chás analisados não chegavam ao valor mínimo dos chás preparados em casa. Como o gosto dos polifenois é amargo, a indústria tenta contornar adicionando mais água, mais açúcar ou adoçante, e usando aromas para agradar ao público.

Para preparar o chá verde em casa, costumo orientar recipientes de vidro. Ferva 500 ml de água (pode adicionar lasca de raiz de gengibre na fervura, pau de canela ou casca de abacaxi), adicione 1 colher de sopa da erva. Desligue o fogo e abafe por 1 minuto. Coe. O chá pode ser bebido na hora ou gelado até 24 horas após o preparo. O ideal é não adoçar mas se não conseguir ingerir puro, converse com seu Nutricionista para saber a melhor alternativa ao seu caso.

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