Como congelar as marmitinhas?

30 Abr 2013

Aqui vão dicas de como congelar as marmitinhas com os alimentos já cozidos. Isso facilitará sua vida, mas exige organização, planejamento e um pouco de tempo para a compra dos ingredientes e o preparo de tudo, mas valerá a pena!

Congelar é muito mais fácil do que você imagina, além disso, você mesmo preparou tudo de acordo com o orientado por seu Nutricionista, e sabe como foi feito e quais temperos usou, diferentemente da comida que se come na rua.

O congelamento mantém os alimentos por muito tempo porque ele estaciona o processo de amadurecimento, estabilizando as enzimas e "adormecendo" os microorganismos responsáveis pela deterioração e putrefação.

  • Saiba que congelar comida no congelador e no freezer tem uma grande diferença, já que no congelador os alimentos não alcançam uma temperatura tão baixa que consigam permanecer por até 3 meses sem alteração de sabor e textura. O freezer é o mais adequado, ok?
  • Escolha sempre alimentos frescos e de primeira qualidade, preferencialmente orgânicos.
  • Mantenha a mais perfeita higiene, desde as mãos até as embalagens, para não contaminar os alimentos a serem congelados.
  • Ao terminar de cozinhar os legumes (deixe-os al dente, cozinhe menos do que o tempo normal). E lembre-se de colocar num recipiente (dentro de outro recipiente) com gelo, para que cesse o cozimento (isso é chamado Branqueamento, que é um tipo de pré-tratamento de alimentos (pré-congelamento de frutas, verduras e legumes) que auxilia na conservação do sabor, da cor e da textura, e na redução dos riscos de contaminação por micro-organismos. Após a lavagem e higienização, o vegetal escolhido deve ser imerso em água fervente ou colocado sob vapor e, em seguida, submetido a um choque térmico (mergulhe o alimento em um recipiente com água gelada). Após este tratamento, os alimentos já poderão ser congelados. , coloque-os num recipiente, e disponha o mesmo em uma bacia com gelo e água, para que possam se resfriar e cessar o cozimento. Dessa forma, você mantém os legumes mais gostosos e firmes após o descongelamento);
  • Deixar todos os alimentos a serem incluídos na marmitinha bem frios antes de congelar, e pese todos eles, conforme orientado na sua dieta;
  • Há alguns alimentos que não devem ser congelados: ovos, maionese, macarrão sem molho, folhas e legumes crus e frutas (na verdade, existem técnicas específicas pra alguns destes alimentos citados, ok? Mas para não errar agora, guarde essa informação);
  • Etiquete as embalagens com: nome dos alimentos, data em que foi feito e outras especificações necessárias;
  • E quanto tempo dura o congelamento? Bem, se for o congelamento mesmo (freezer), as marmitinhas ficariam por até 6 meses, já no congelador, por até 1 semana;
  • Nunca recongele um alimento que foi descongelado! E sempre descongele do freezer ou congelador para a geladeira, e não em cima da pia, como muitas pessoas fazem.

Consulte sempre seu Nutricionista!

Comentários

2 comentários

Adorei as dicas de congelamento! Gostaria de saber se posso congelar uma omelete? Como fazer para congelar pratos com berinjela ou abobrinha, se devo selar antes na frigideira devido soltar água.

Agradeço
Sim, Lorena, vc pode congelar omeletes sim. E sempre sele os legumes sim, o resultado ficará melhor no descongelamento.
Curta o canal youtube.com/nutribruxa que em breve postarei vídeo sobre congelamento.
Abc e seja bem vinda sempre ao site.
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados