Consumir abacate faz bem á saúde

21 Jul 2010

Muitos preconceitos ainda permanecem sobre consumo de abacate, especialmente por um alimento calórico e gorduroso. A obesidade abdominal é a conseqüência mais relevante do excesso da liberação de cortisol, já que esse hormônio é responsável pela diferenciação adipocitária e distribuição do tecido adiposo.
O consumo de abacate contribui para a modulação dos mecanismos centrais envolvidos com o estresse e o apetite, ajudando assim indiretamente na redução da circunferência abdominal e perda de peso, e isso devido ao beta-sitosterol, que é um fitoesterol com uma estrutura química semelhante a do colesterol. O beta-sitosterol inibe a liberação de cortisol, promovendo redução da formação de gordura abdominal. Além disso, o cortisol é um antagônico do GH, que está envolvido na lipólise a no aumento de massa magra.

Porém, calorias essas que vão nutrir as células com com diversos nutrientes, e fonte de gorduras monoinsaturadas, como a presente no azeite de oliva, com comprovado efeito na diminuição do colesterol total e “colesterol ruim” LDL-c (sem afetar os níveis do “bom colesterol” HDL-c.).

O abacate apresenta grandes quantidades de vitamina E, e das mais diversas formas, que em conjunto, aumentam o potencial antioxidante da fruta. É rico em folato, potássio, magnésio, fibras e glutationa – nutriente que faz parte de uma enzima endógena que mantém o sistema de defesa antioxidante do organismo.

Pela presença dos fitoesteróis (a estrutura dos fitoesteróis presente em alguns alimentos é muito similar à do colesterol, e possui ação de inibição intestinal de absorção do colesterol oriundo da dieta, e diminuição de sua síntese no fígado) alguns estudos também o associam, além do tratamento em hipercolesterolemia, com melhora dos sintomas clínicos de hiperplasia da próstata e menor risco de desenvolver câncer.

Uma dica para se consumir abacate é sob forma de guacamole, que é uma versão salgada, diferente de como costumamos consumir no Brasil.

E aprenda a fazer uma cobertura com abacate para seus bolos integrais ficarem ainda mais saudáveis.

Para não extrapolar nas calorias, converse com seu Nutricionista para saber a melhor quantidade e freqüência de consumo para seu caso!

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