Dieta balanceada pode amenizar sintomas de TPM

08 Jun 2010

Uma boa alimentação pode mudar sua vida para melhor durante aqueles dias.

Mais da metade de mulheres apresenta, ou já apresentou, algum tipo de crise de tensão pré-menstrual, a famosa TPM. Geralmente sensações como irritabilidade, depressão, inchaço, dores nas mamas e alterações de apetite aparecem de sete a dez dias antes da menstruação e desaparecem com o início do fluxo.

Alguns cuidados na alimentação diária podem ajudar bastante! Alimentos integrais, frutas, vegetais, cereais, grãos, equilibro entre proteínas animais e vegetais e, por vezes, suplementação de alguns nutrientes, são medidas importantes.

Fracionar o cardápio em pequenas refeições ao dia e aumentar hidratação pode ajudar bastante na sensação de inchaço.

Muitas mulheres também referem mudança de hábito intestinal, e a inclusão de fibras ajuda a controlar o processo, e também, o apetite. Vale incluir linhaça dourada, aveia, quinua, amaranto, arroz integral, etc. Saiba mais sobre ação benéfica das fibras.

A soja pode ser um alimento interessante por ser fonte de isoflavonas, podendo diminuir a dor nas mamas e a sensação de peso no baixo ventre. Porém, nem sempre é indicada, pois muitas pessoas apresentam sensibilidade no consumo desses alimentos, podendo levar ao inchaço, muita fermentação (produção de gases), dentre outros sintomas. Por isso, a individualização da dieta é muito importante, e deve ser prescrita e acompanhada por um nutricionista.

Existem alimentos que devem ser ingeridos com cautela durante o período pré-menstrual. Um exemplo é o sal, que em excesso aumenta a retenção de líquidos e o edema. Seu consumo exagerado estimula uma maior liberação de insulina pelo pâncreas, o que além de provocar inchaço, também ajuda a engordar.

É aconselhável evitar também o consumo em excesso de cafeína, açúcar, gorduras animais e álcool. As gorduras presentes em óleos de linhaça prensado a frio, nas sementes de girassol e gergelim, no abacate e no óleo da prímula, nesse caso o encapsulado, podem ajudar muito o quadro.

Exercícios físicos regulares ajudam a melhorar a sua saúde e aliviam os sintomas de fadiga e alterações de humor, característicos dos períodos de TPM, além de uma boa noite de sono, que ajuda a controlar ansiedade e dores de cabeça – queixas apresentadas por algumas mulheres na TPM.

O ideal, sempre, é manter uma rotina saudável, incluindo busca de melhores hábitos alimentares, prática regular de atividade física, associando boas noites de sono e controle de estresse, cada um á sua maneira.

Mude sua dieta e melhore os sintomas da TPM! Seja mais feliz.

Comentários

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados