Importância da linhaça e seu óleo na saúde do vegetariano

04 Nov 2010

Ômega-3 que, largamente publicado cientificamente, previne e combate diversas doenças, como as cardiovasculares, obesidade, asma, esclerose múltipla, artrite reumatóide, psoríase, etc

Não somente na saúde do vegetariano, mas para aqueles que não se alimentam de peixes por aversão, intolerância, praticidade. A semente de linhaça dourada e seu óleo prensado a frio podem ser uma alternativa na busca de melhor oferta de ômega-3 na dieta.

O ômega-3 (n-3) ingerido precisa ser transformado em outros 2 compostos para desempenhar suas funções: o EPA e o DHA – que são formas ativas do ômega 3.

Preste atenção: o peixe e alimentos provenientes do mar possuem maiores teores de EPA e DHA. Os que consomem esses alimentos na dieta ingerem DIRETAMENTE o EPA e DHA. Ao contrário dos vegetarianos, consomem mais n-3 e pouco ou nenhum EPA e DHA e; por isso, essa conversão precisa acontecer no corpo, o que é muito ineficiente. Por causa disso, alguns autores recomendam que, para atingir boa concentração de ômega-3, os vegetarianos deveriam ingerir pelo menos o dobro de ômega-3 do que aqueles que comem peixes.

Um Nutricionista poderá ajudar a ajustar isso na dieta habitual, mas a forma mais fácil de se atingir a quantidade preconizada (gira em torno de 3 gramas ao dia) é através do consumo de linhaça e seu óleo. Uma colher (chá) do óleo de linhaça contém aproximadamente 2,7g de n-3, enquanto  1 colher (sopa) de semente de linhaça contém cerca de 2g de n-3.

Lembre-se que sementes, oleaginosas, algas marinhas e ovos também contém ômega-3. Mas não são as melhores fontes na dieta. O óleo de linhaça, além de ser rico em n-3, contém lignina, um fitoestrógeno que pode ser responsável pelo reestabelecimento do hormônio sexual estrogênio, cujo nível cai demais na menopausa. E também é fonte de ômega-6, outro ácido graxo essencial que é vital para o adequado funcionamento do organismo.

Garanta sua quantidade de ácidos graxos essenciais e seja mais saudável. Converse com seu Nutricionista.

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