Importância do ácido fólico na gestação

29 Mai 2010

O ácido fólico é vitamina essencial para a síntese de DNA, e sua necessidade está aumentada na gestação, uma vez que tem um papel importante no aumento de substância como as células de defesa, na formação da placenta, no crescimento do útero e também do feto.

Ácido fólico ou folato é uma vitamina do complexo B presente no espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, frutas cítricas, gema de ovo e fígado. Porém, o fígado é um alimento que não costumo indicar por ser um órgão bovino metabolizador de diversos xenobóticos, toxinas oriundas de diversas fontes.

A deficiência de folato pode causar defeitos do tubo neural do feto, que é uma estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal. O mesmo fecha-se completamente por volta da quarta semana de vida embrionária. Por isso, recomenda-se que o consumo de ácido fólico deve ser ótimo mesmo antes do início da gestação.

A deficiência pode causar anencefalia (na qual a maior parte do cérebro e crânio estão ausentes), encefalocele (condição na qual o cérebro salienta-se através de um defeito no crânio) ou espinha bífida (doença na qual o canal espinhal não é fechado). Os defeitos mais graves são incompatíveis com a vida enquanto a espinha bífida ou mielomeningocele pode acarretar graus variáveis de paralisia e ausência da sensibilidade abaixo da lesão medular, como em pernas e na bexiga.

Por vezes, só a alimentação não oferece a quantidade suficiente de ácido fólico que a mulher precisa ingerir diariamente, pois o cozimento dos alimentos diminui a ação da vitamina. Os médicos recomendam uma suplementação para que a dose recomendada de ácido fólico seja ingerida pela futura mamãe.

A quantidade indicada pela Organização Mundial da Saúde e defendida pelos médicos é de 0,4 miligramas por dia de ácido fólico para a prevenção de ocorrência dos defeitos do tubo neural. As mamães que já tiveram um filho com algum tipo de alteração do tubo neural merecem dose extra de ingestão dessa vitamina.

O ácido fólico previne outras alterações também como doenças do coração, do trato urinário e fissura lábio-palatina.

Converse sempre com seu Nutricionista para ajustar a dieta em ácido fólico e em todas as vitaminas do complexo B., que são importantes para todo metabolismo energético do organismo, dentre outros benefícios!

Comentários

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados