Labirintite e alimentação: o que você precisa saber

23 Out 2012

Labirintite é uma doença que afeta a parte mais interna do órgão auditivo responsável pela audição e o equilíbrio, chamado de labirinto (daí vem o nome labirintite).
A manifestação clássica dessa doença é de crise vertiginosa, com sensação de estar tudo girando, podendo durar alguns segundos, minutos, horas e até mesmo dias. Nas crises mais intensas podem ocorrer náusea e vômitos, batimento cardíaco acelerado, transpiração abundante, palidez e etc.

A labirintite pode ser causada por infecções, medicações tóxicas ao ouvido, trauma craniano, entre outros. Porém, uma das causas mais frequentes é a labirintopatia disglicêmica, provocada pela ingestão de açúcar.O sal em excesso também se torna um perigo, já que aumenta a pressão dos vasos, o que dificulta o carreamento de nutrientes à parte interna do ouvido. Por isso, afastar-se de alimentos congelados e altamente processados, geralmente ricos em sal, salgadinhos de pacote e temperos prontos, sopas de pacote, é um dos ponto-chave no tratamento e prevenção de novas crises. Cheque rótulo de tudo, até dos suplementos esportivos que você faz uso.

Café, chocolate, chá mate, chá preto e refrigerantes a base de cola também são altamente estimulantes ao labirinto, e devem ser evitados. Bebidas alcoólicas e o ato de fumar também são prejudiciais.

Alimentar-se de 3 em 3 horas, manter-se bem hidratado,trocar carboidratos refinados pelos integrais, diminuir consumo de doces e fast food, são dicas práticas para aqueles que querem se livrar do problema.

Pessoas que apresentam quadro repetitivo de labirintite devem procurar assistência médica para que o diagnóstico seja estabelecido, e o tratamento direcionada à causa do processo.

Consulte sempre seu Nutricionista.

Comentários

1 comentário

Eu tenho labirintite, o médico proibiu café chás e refrigerante, fica complicado pois não sei o que eu uso lugar! Obrigada.
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados