Líquidos ás refeições: pode ou não pode?

29 Jun 2010

Todos me perguntam porquê de não tomar líquidos às refeições: orientação mais corriqueira para meus clientes em consulta.

Os líquidos (sejam eles quais forem… Refri, água, etc) aumentam o volume gástrico, diluindo mais os sucos gástricos que ajudam no processo digestivo. A bebida, portanto, nesse momento, pode lentificar o processo digestivo, causando sensação de desconforto, estufamento, além de fazer com que se coma maiores volumes (sabe aquele sensação de que o alimento “desce mais rápido”?).

Por isso, além de digestão ruim (o que vai, consequentemente, prejudicar a absorção de nutrientes pelo intestino), você acaba comendo mais!

Algumas raras exceções permito sim que essa prática seja realizada, não mais do que 1 copo pequeno, especialmente o suco cítrico, aquele rico em vitamina C, que aumenta a absorção de ferro dos alimentos: uma tática interessante aos anêmicos, por exemplo. Mas nada que uma fruta picadinha junto à salada não ajude também (e ainda agrega fibras e outros nutrientes importantes à saúde!).

Mas como toda prescrição dietética deve ser individualizada, converse com seu Nutricionista e veja o que é melhor pra você nesse momento.

Comentários

Ainda não há comentários.

O envio de comentários está fechado.