Mais sobre a cafeína

14 Mai 2011

Que tal saber mais sobre esse potente termogênico?

A relação entre o consumo de cafeína e o possível desenvolvimento de algumas doenças tem despertado há muito tempo o interesse de cientistas. Apesar de não existirem evidências de que a ingestão de cafeína em doses moderadas (~300 mg/dia) sejam prejudiciais à saúde de um indivíduo normal, esta substância vem sendo continuamente estudada pois ainda persistem muitas dúvidas e controvérsias quanto aos seus efeitos adversos na saúde.

Dependendo da marca do café, o consumo de apenas um café expresso pode representar uma ingestão de mais de 70 mg de cafeína, quase duas vezes superior quando comparada com a ingestão de cafeína decorrente do consumo de uma xícara de café do tipo caseiro. Há estudos que mostram efeito termogênico da cafeína, e não é à toa que muitos suplementos conhecidos como “fat burners” possuem cafeína em sua composição. Porém, esses suplementos devem ser avaliados e prescritos antes pelo Nutricionista!

A cafeína é um potente termogênico e também ajuda a melhorar a performance esportiva. Não é a toa que muito termogênico contém cafeína na formulação! Há um estudo feito com ciclistas mostrando que mastigar chiclete contendo 240mg de cafeína durante o treinamento resultou em 5.4% de aumento na performance, aumentou produção de testosterona, reduziu produção de cortisol e os níveis de fadiga.

O consumo de café em si - uma fonte de cafeína na dieta - pode ter impacto ruim nos níveis de colesterol sanguíneo (nesse caso, o tipo Expresso tem esse impacto negativo), prejudicar qualidade de sono e causar dores de estômago nas pessoas mais sensíveis. E claro, pode piorar o controle de estresse e ansiedade por ele ser um estimulante do sistema nervoso central (SNC). Mas o consumo moderado de café pode ajudar a combater depressão, Alzheimer, diabetes tipo 2, tendência a tristeza, além de melhorar foco e disposição física e mental!

Consulte sempre seu Nutricionista, ok?

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