Nutrição da boa energia!

20 Mar 2013

Cansaço crônico é uma queixa cada vez mais comum na prática clinica do Nutricionista, e sabemos que a dieta tem papel fundamental nisso. Minerais como magnésio, zinco, selênio e ferro não podem faltar, já que desempenham papéis fundamentais.

A deficiência de magnésio, por exemplo, está associada ao aumento da resistência a insulina, o que culmina numa queda de energia corporal. Encontramos magnésio em castanhas, cereais integrais, folha verde escura, peixes e frutos do mar. O zinco é um componente da insulina, atuando como regulador de sua atividade, além de ajudar na remoção do ácido lático formado na atividade física. Suas melhores fontes estão: castanhas, carnes e ostras. O ferro é essencial para a formação de hemoglobina e mioglobina, e sua falta afetará a oxigenação do organismo, levando a falta de concentração, dores de cabeça, irritabilidade e fadiga muscular. Suas principais fontes são as carnes e os feijões.

As vitaminas do complexo B, muito presente nos cereais integrais, são essenciais ao metabolismo dos carboidratos, atuando na conversão da glicose em energia e na manutenção do funcionamento ótimo do sistema nervoso. Também participam do metabolismo de gorduras, proteínas, enzimas e hormônios, e por isso, sua deficiência leva ao cansaço generalizado, falta de indisposição e fraqueza muscular.

Abusar de cafeína, de suplementos termogênicos usados em academias, pó de guaraná e outros estimulantes, pode levar à piora do quadro, pois pode interferir na qualidade de sono e acelerar ainda mais o organismo que precisa dar uma “respirada” e “reorganizada” nesse momento.

Suplementos alimentares como coenzima Q10, l-carnitina, creatina e ácido lipóico são muito estudados por ajudarem na geração de energia na mitocôndria.

Vale muito a pena investir um pouco de tempo na preparação dos alimentos, evitando sempre alimentos industrializados, e dessa forma, evitar sobrecarregar ainda mais seu organismo e favorecer estresse físico e mental. Consulte sempre seu Nutricionista e garanta boa energia para as atividades de seu dia a dia.

Comentários

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados