O que a semente de chia pode fazer por você?

18 Dez 2012

A foto ilustra o processo onde as sementes de chia são germinadas, adicionando água às sementes, e em 30 minutos já se forma um gel espesso que pode ser adicionado a iogurtes, sucos, smothies, e etc. A chia ajuda a estabilizar açúcar sanguíneo e reduz apetite por “porcarias”. Devido ao alto conteúdo de fibra solúvel, a chia germinada lentifica a absorção de carboidratos, o que ajuda a manter níveis de energia por mais tempo, reduz fome e vontade de comer doce. É ótima para a beleza de pele, unha e cabelo e pode ajudar no ganho de massa muscular.

A semente é rica ômega-3, que ajuda a combater processos inflamatórios, a controlar ganho de gordura corporal. E ajuda na concentração e outras funções cerebrais. Mantém sua energia por mais tempo, por ser rica em antioxidantes e carboidratos complexos. Por isso, é muito usada por quem pratica atividade física, especialmente as aeróbias.

Atua no controle do colesterol e mantém a ótima saúde do coração. Lembra que a semente de chia em água forma um gel? Pois bem, essa característica é dada pela fibra solúvel, e essa fibra ajuda a controlar as gorduras plasmáticas.

Chia ajuda no sistema digestivo, pois além das fibras solúveis, possuem as insolúveis também, que atuam como fibras prebióticas (que servem de alimento para as “boas bactérias” intestinais).

Ajuda no ganho de massa muscular, pois é uma ótima fonte de proteína (e por isso, muito indicada também aos vegetarianos), e por ajudar na saúde intestinal, melhorando a absorção de diversos nutrientes, que também vão nutrir seus músculos.

A chia não somente contém cálcio, mas boro, que atuam sinergicamente para manter a saúde óssea.

Para germinar a chia, basta colocar as sementes em água. Costumo colocar 1 medida das sementes (prefiro as orgânicas) em 3 partes de água, e deixar no mínimo 1 hora.

Vontade de doce? Experimente esse mini pudim de chia com proteína!

Consulte sempre seu Nutricionista.

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