Os benefícios da linhaça

05 Out 2009

A linhaça Linum usitatissimum L, é a semente do linho, planta pertencente à família das Lináceas, que tem sido cultivada há cerca de 4000 anos nos países mediterrâneos

É uma semente com várias aplicações, podendo ser usada como matéria-prima para produção de óleo e farelo. As sementes também são utilizadas no preparo de pães, bolos e biscoitos ou ainda misturada com alimentos.

É considerada como um alimento funcional pois contém, além de suas vitaminas, minerais e calorias, alguns nutrientes específicos que podem diminuir o risco de algumas doenças.

São eles:

  • Lignana: é um composto fitoquímico que, segundo estudos da atualidade, pode atuar na prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa. Vale lembrar que esse composto é removido durante o processamento para a fabricação do óleo de linhaça.
  • Ácidos graxos ômega 3 e ômega 6: se destaca por seu potencial preventivo. Muitos estudos apontam esta gordura como um protetor do coração, já que é um antioxidante com potente ação contra a formação de placas de ateroma, além de reforçar o sistema imunológico, reduzir inflamações, atuar na redução do colesterol total e triglicérides e ainda retardar a coagulação sanguínea.
  • Fibras solúveis e insolúveis: as fibras, além de regularem todo o trânsito intestinal, previnem o câncer de cólon, e se destacam por retardar a absorção de glicose e colesterol no intestino, ajudando também a dar mais saciedade, controlando apetite voraz.


O consumo regular da semente de linhaça vem apresentando vários resultados positivos quanto à redução de peso, prevenção de câncer de mama, próstata, cólon e pulmão. É extremamente antioxidante. Auxilia no controle hormonal, melhorando distúrbios causados pela menopausa e TPM. Controla os níveis de glicemia, colesterol e triglicérides no sangue. É um excelente antiinflamatório natural, combatendo as “ites” comuns, como rinite, celulite, sinusite, otite, etc. Estimula o funcionamento do intestino e atua na saúde da pele, cabelo e unhas.

Todos os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, pois como a casca da semente é muito dura, sua digestão é comprometida podendo passar direto pelo trato gastrointestinal, reduzindo a absorção de seus nutrientes. Após moída, a semente deve ser mantida sob refrigeração e longe da luz, para evitar a oxidação das gorduras.

Costumo orientar meus clientes a comprarem a linhaça dourada já moída, e que a mesma não venha em embalagens de plásticos transparentes, e peço para se adicionar a vitaminas, com frutas ou no iogurte do café da manhã.

Para crianças: A linhaça pode ser consumida por crianças como parte de uma alimentação saudável, pois é uma fonte interessante de fibras, essencial para a saúde do intestino e de ômega-3 que tem importante ação no desenvolvimento cognitivo. Vale lembrar que, como qualquer alimento, a linhaça deve ser incorporada em uma alimentação equilibrada, e seu consumo não deve ser excessivo, até mesmo para evitar um excesso na ingestão de fibras, e evitar a ingestão excessiva de fitoestrógenos.

Entretanto, o consumo da linhaça em sucos, frutas picadas, saladas, só tem benefícios a oferecer às crianças.

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