Parou de fumar e engordou?

10 Jun 2010

Com a grande quantidade de informações disponíveis e as freqüentes campanhas sobre os problemas provocados pelo tabagismo, é cada vez maior o número de pessoas dispostas a parar de fumar

O abandono do tabaco pode levar ao ganho de peso, pois quem se livra do tabagismo recupera o paladar, olfato e o tato e melhora o funcionamento da tireóide.

Isso porque o fumo diminui a ação das papilas gustativas na língua, tornando-as menos perceptíveis o sabor de qualquer refeição. Após um período sem fumar, na maioria dos casos, o ex-fumante começa; pouco a pouco, a recuperar seu paladar, apreciando melhor os alimentos. Alguns relatam aumento de ansiedade e sensação de solidão, o que os impulsiona a comer de maneira inadequada.

Mas é importante ressaltar que, se forem acompanhados, todos esses inconvenientes são temporários e plenamente superáveis.

Alternativas nutricionais saudáveis incluem: 

  • Consumo de alimentos ricos em vitamina C (como frutas) , magnésio (cereais, castanhas, maçã, sementes) e flavonóides, que auxiliarão na recuperação de seu organismo e na proteção de seu pulmão como:
  • Abusar de água, alguns tipos de chás de ervas e água-de-coco - facilitam a eliminação de toxinas pela urina;
  • Cereais integrais por serem ricos em fibras ajudam no controle da compulsão alimentar;
  • As frutas maçã e romã protegem a garganta
  • Comer couve, brócolis, rúcula, agrião, couve-flor, uva vermelha, repolho, nabo, rabanete, linhaça dourada, orégano, alecrim, mostarda, chá verde, alcachofra, salsinha, salsão, erva-doce, cebola, alho, açafrão e gengibre – desintoxicam organismo e o fígado principalmente.

Atividade física é um grande aliado no combate à ansiedade e ajuda no controle de peso. Consulte sempre um professor de educação física antes de dar início a qualquer atividade. 

Outra dica fundamental é o acompanhamento psicológico. Isso irá ajudar muito!

Um nutricionista pode te ajudar nesse processo todo de mudança, e se você ainda fuma, a Nutrição Funcional pode te ajudar a combater os efeitos deletérios do cigarro também.

Busque sempre qualidade de vida. Se ainda fumar, procure ajuda para parar com esse vício.

Comentários

2 comentários

Muito bom seu site, parabéns!!
Márcia, muito obrigada pelo elogio, tudo aqui é feito com muito carinho.
Curta sempre os posts e assine o meu mais novo canal youtube.com/nutribruxa com vídeos semanais!
Um abc carinhoso.
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados