Perguntas em resposta sobre Dieta Vegetariana pra quem treina

27 Mai 2013

Respondo aqui algumas perguntas que mais recebo em meu blog a respeito desse assunto! Espero que possa esclarecer alguns questionamentos.

?1) A alimentação vegana pode atrapalhar o ganho de massa muscular? Por quê?

Não, desde que seja muito bem elaborada e ajustada de acordo com as necessidades individuais do paciente. A maior parte das vezes é preciso suplementação complementar comcreatina, vitamina B12, zinco evitamina D. Mas isso não é exclusivo dos vegetarianos não, muitas vezes, os onívoros (os não-vegetarianos) também podem fazer uso desses suplementos em caso de deficiência e para otimização do ganho de massa muscular, e sempre prescrito por um Nutricionista Esportivo.

2) Para os veganos que querem ganhar massa muscular, quais alimentos e nutrientes são mais importantes e por quais motivos?

Não credito a um ou mais alimentos, a alimentação deve ser bem ajustada nutricionalmente em termos de calorias e de macronutrientes e de micronutrientes. Se falar micronutrientes, como vitamina D e zinco, de nada adiantará a dieta ser adequada em calorias. Por isso, deve ser adequada em macro e micronutrientes também,  mas lembrando que alguns nutrientes não podem faltar, como o Ômega 3 (presente nas oleaginosas, linhaça/chia, dentre outros), zinco (presente em feijões,castanhas, dentre outros), ferro (presente nas oleaginosas, melado de cana, feijões, dentre outros) e aminoácidos de quinua e tofu, por exemplo.

Veja algumas sugestões de refeições pré e pós treinos:

Para veganos:

PRÉ TREINO:pão de quinua com geléia de fruras vermelhas e óleo de coco, leite de amêndoas com cacau e canela

APÓS TREINO:pão de quinua com pasta de tofu e ervas, banana com melcado de cana e mel

Para ovolactovegetarianos:

PRÉ TREINO: 1 torrada integral com queijo cottage, orégano e pimenta do reino, fruta com flocos de amaranto em flocos

APÓS TREINO: iogurte desnatado com geléia de frutas e fruta picada ou com mel/melado de cana

Consulte sempre seu Nutricionista!

 

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