Petiscos de praia

10 Jan 2010

Férias muitas vezes é sinônimo de relaxar em tudo, inclusive na dieta! Não faça isso! Além de quilos a mais, você pode ter muito desconforto e até problemas gastrointestinais sérios comendo besteiras na rua ou nas areias da praia.

Não estrague suas férias e nem sua dieta comend besteiras na praia!

Evite peixes e frutos do mar (crus e fritos!) das barraquinhas de praia. As ostras, por exemplo, podem ter sido colhidas em locais contaminados, e os espetinhos de camarão ficam expostos a temperatura ambiente, o que aumenta muito o número de bactérias e podem trazer diversas doenças. Busque opções como essa em restaurantes indicados e de sua confiança, e sempre opte por preparações assadas, cozidas ou grelhadas.

Não coma sanduíches com maionese, mesmo se for maionese industrializada, pois o risco de contaminação é muito grande.

Atente-se á hidratação, especialmente de crianças e idosos: água, água de coco e sucos de fruta natural, feito com água mineral são boas fontes e podem ser consumidas.

Em quiosques, e mesmo nos ambulantes, observe sempre higiene pessoal e do local.

Assegure um bom café da manhã, conforme orientado por sua nutricionista, antes de sair de casa. Dessa forma, mesmo que o almoço seja mais tarde, você garante nutrientes para o período da manhã e se mantém mais saciado.

Cuidado com excesso de bebidas alcoólicas: além de desidratação, fornecem muitas calorias, levando ao inchaço e ganho de peso. Se for beber, alterne sempre com água ou água de coco, sempre.

Atente-se ao gelo servido: geralmente os de blocos como aqueles usados para as “raspadinhas” não são feitos com água filtrada.

Picolé de frutas sem leite pode ser uma opção leve e saborosa. Mas de qualquer forma, sem exageros.

Boas sugestões para você levar de casa para a praia: biscoito de polvilho sem gorduras trans (leie o rótulo), sanduíches leves preparados em casa e bem armazenados em sacolas térmicas, frutas frescas e secas, mix de oleaginosas, cenouras do tipo baby ou em palitos, barras de cereais, barras protéicas, sementes de girassol, salgadinhos integrais, grissinis integrais, sucos de caixinha e cookies doces integrais, e iogurte (que deve ser transportado dentro de sacolinha térmica), dentre outros.

Curta a praia com sabedoria e aproveite!!!

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