Prós e Contras do Agave Nectar

01 Set 2013

Agave néctar é o novo “queridinho” das pessoas que fazem dieta e passaram a comprar o alimento com intuito de ajudar no emagrecimento, baseado na mídia em divulgar que é de baixo índice glicêmico e ser melhor para adoçar a vida dos diabéticos inclusive. Será que é verdade? Será que é seguro adicionar na dieta dos diabéticos assim?

?O agave néctar vem de um cactus mexicano, e é composto basicamente por frutose (ao redor de 85%). Como o açúcar (sacarose), o néctar de agave fornece 4 calorias por grama, mas é mais doce que o açúcar, menos do que pode ser necessário para atingir o mesmo grau de doçura. Por isso, uma menor quantidade do alimento acaba sendo usado pra adoçar, se comparado ao açúcar de mesa. Seu índice glicêmico (IG), segundo o sitehttp://www.glycemicindex.com/, gira ao redor de 10-20, apontado como baixo índice glicêmico. Alimentos com baixo IG não provocam grande aumento do açúcar no sangue, como os alimentos com maior alto índice glicêmico. Portanto, se néctar de agave tem um IG mais baixo do que outros adoçantes (GI de mel é de 55, por exemplo), mas ser adequado à dieta do diabético já é outra história. Devemos levar em consideração outros fatores, como hábito alimentar, uso de medicamentos, rotina de exercícios, etc.

Resumindo: se você é diabético, CONSULTE seu médico e nutricionista antes de pensar em usar o agave em sua dieta.

Ainda não vi publicado nenhum benefício à saúde com o consumo do agave nectar, e devido a excassez de pesquisas com o tema, ainda acredito que muito do que se é postado em mídias sociais e até nos rótulos dos alimentos, seja empirismo.

Nós não sabemos exatamente qual o impacto agave néctar tem sobre o metabolismo humano, mas sabemos sobre o impacto do açúcar e da frutose. O açúcar de mesa contém 50 % de frutose e 50 % de glicose . O mel tem proporções semelhantes : 50% de frutose, 44 % de glicose , 1% de sacarose. O agave é, em sua maioria, frutose.

Há algumas evidências que sugerem que o excesso de frutose impacta negativamente no metabolismo, aumentando triglicérides e gordura abdominal. Visto que o néctar de agave contém uma proporção mais elevada de frutose que a maioria, se não todos, os outros adoçantes existentes no mercado, as preocupações sobre a frutose pode razoavelmente aplicar a agave néctar bem. Consumir açúcar demais, em todas as suas formas, terá impacto negativo à saúde.

Então, agave nectar tem baixo índice glicêmico comparado a outros açúcares e ao mel, mas sua alta quantidade de frutose pode impactar na saúde. Por outro lado, o agave néctar é mais doce que o açúcar, e pode ser utilizado  na dieta em menores, e não acredito que fará mal pequenas quantidades para pessoas saudáveis, mas não se iluda achando que vai consumir o agave nectar de qualquer maneira em sua dieta e que vai emagrecer, ok?

Consulte sempre seu Nutricionista!

 

Comentários

10 comentários

Valeu Pri! Achei interessante o seu artigo.
Ainda estou na fase de experimento do Agave (segundo dia). Porém, hoje, tive um dessarranjo intestinal e fiquei em dúvida se não teria sido pela ingestão do agave que usei para adoçar minha xícara de café com leite e depois com o café puro. Não sei se usei uma dose acima do normal. Estou em dúvida, mas aqui fica meu alerta para que outras pessoas possam reportar as reações que tiveram na ingestão deste produto. Além disso, fiquei um pouco enjoada. Antes eu usava SUCRALOSE e não tinha reação alguma.
Olá Célia, concordo que o consumo de alguns alimentos não é pra todo mundo mesmo. Assim como óleo de coco, mel e o agave. Por isso, nós nutricionistas sempre levamos em consideração a individualidade bioquímica na prescrição, e levamos em consideração quais as sensações do cliente com o consumo de tudo.
Então, se você não se sentiu bem, sugiro que suspenda, e converse com o prescritor.
Abc e obrigada por sua visita ao site.
Olá Priscila. Vc já leu o livro Anticâncer de David Servan Schreiber? É bastante fundamentado em pesquisas científicas de alta credibilidade e procedência. Lá ele ressalta que o xarope de agave é mais benéfico ao organismo saudável. - não me refiro ao diabético - justamente porque os índices glicêmicos mais baixos não provocam picos de insulina e assim não se agrava a suscetibilidade e a proliferação das células inflamatórias do câncer. Vale a pena a leitura justamente porque o livro é muito bem embasado pelo autor médico e pesquisador.
Obrigada Liliane, e sim, tenho o livro e já li, há algum tempo atrás. Hoje em dia as pesquisas avançaram demais, e o tratamento pra Câncer através da Nutrição se baseia em uma dieta pobre em carboidrato e rica em gordura. Tem uns posts aqui em meu site, caso tenha interesse na leitura.
ABc
Muito interessante o artigo! Procuro incluir o Agave Nectar para me livrar das químicas utilizadas em açúcar refinado. Você acredita que é uma boa opção? Não consumo muito açúcar, mas quero abrir um restaurante de comida vegetariana saudável...
Olá Eliane, td bem? Pensando por esse lado, acho interessante sim, mas de repente o mel é ainda melhor.
Converse com seu nutricionista e veja o que pode ser melhor, ok?
Abc
bom dia! Priscila como, vai tudo bem? então acabei de ganhar um frasco de agave néctar mas como não achei as informações muito
claras resolvi tirar as dúvidas com vc.
meu marido e diabático ele pode utilizar este produto no lugar do adoçante sem problemas?.
este produto pode ir ao forno e fogão.
por exemplo posso fazer um bolo com ele?
aguardo resposta.
Olá Clelia, assim como o mel, o agave também pode ser levado ao forno e fogão pra receitinhas.
Infelizmente somente após uma consulta individualidade você poderá saber se o diabético pode ou não pode usar o agave numa dieta.
Volte sempre ao site.
A minha nutricionista disse-me para usar o xarope de Agave para substituir o açucar mas senti indisposição e diarreia tive de recorrer a farmacos e deixei de usar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados