Ingredientes
- Folhas de taioba
- 1 cenoura grande
- 1 pepino grande
- 1 batata yacon
- 2 colher(es) de sopa de tahine
- Missô macrobiótico
- Limão
- 2 colher(es) de sopa de água filtrada
- sal, azeite e temperos
O uso de Plantas Comestíveis Não Convencionais (PANCS) são de grande valia pra nossa saúde por serem baratas e excelentes fontes de proteínas. Nessa receitinha, a bióloga e culinarista natural Paula Guimarães Carvalho usa a Taioba!
Em uma panela grande coloque água para ferver, quando levantar fervura acrescente uma colher de chá de sal e escalde as folhas de taioba por 1 minuto.
Retire com cuidado e coloque imediatamente em uma bacia com água gelada e uma pitada de sal (branqueamento), para parar o cozimento e preservar a cor verde. Separe as folhas abertas em uma travessa e reserve.
Rale a cenoura, pepino e yacon, coloque uma pitada de sal e um pouco de suco de limão, espere soltar um pouco de água e esprema bem com as mãos (a água que sobra pode ser utilizada para fazer sopas e caldos).
Tempere a saladinha com ervas, pimenta e tempero a gosto. Abra uma folha de taioba e coloque o recheio, enrole em formato de charuto.
Coloque em bowl pequeno o tahine, água e suco de meio limão mexa bem até ficar homogêneo, acrescente aos poucos o missô na quantidade desejada. Servir o molho por cima dos charutos.
Comentários