Dá uma sensação de refrescância muito boa pela presença das folhas de hortelã, e contém vitaminas, minerais e aminoácidos provenientes da ricota. Vale muito a pena fazer. Sirva em forma de canapés, sobre o frango ou carne grelhada, com torradinhas, em sanduíches (com peito de peru fica uma delícia) e conforme sua imaginação e dieta permitirem.
se quiser desenformar como pudim, junte a gelatina em pó sem sabor (já preparada, claro) ao final da receita, enforme e leve pra geladeira!
Ingredientes
- 12 folhas de hortelã frescas, lavadas e rasgadas com a mão
- 4 colher(es) de sopa de azeite extravirgem
- 400 g manga tipo Palmer madura e firme (sem casca e sem fatias)
- Temperos: sal, pimenta do reino, vinagre balsâmico (esse é opcional)
- 150 g de ricota
Instruções
Preparo do azeite de hortelã: misture a hortelã rasgada com 3 colheres de sopa do azeite em um vidro com tampa, e deixe marinando por, no mínimo, 2 horas.
Preparo da manga: leve as mangas fatiadas em uma forma antiaderente e regue com 1 colher de sopa de azeite e o sal e a pimenta do reino;
Leve ao forno pré-aquecido, à 170C, até que a manga esteja macia, dourada e levemente seca. Se quiser, é nessa hora que você acrescenta o vinagre balsâmico. Envolva bem e deixe esfriar.
Para preparo do patê: leve as mangas de forno, a ricota e as folhas de hortelã escorridas, e bata até formar uma pasta uniforme e brilhante. Prove e acerte o sal, se necessário.
Sirva regando com o azeite de hortelã que sobrou, e sirva gelado.
Priscila Di Ciero
Nutricionista especialista em Nutrição Esportiva e que ama o que faz.
Ainda em dúvida do que seguir, escolhi a profissão ao redor dos 16 anos, quando em viagem ao interior de familiares, me deparei com vegetarianos (eu não sabia!!!) e para não dar maior trabalho a eles, passei 1 mês sem comer carne, lendo muito sobre alimentação naturalista e afins.
De volta pra casa, alguns meses de luta e caldos concentrados de carne escondidos na comida pelos meus pais, decidi que iria cursar Nutrição!
-
Categorias
-
Você também pode se interessar por:
Comentários