Farofa de sementes

08 Dez 2013

Esta farofa de sementes, devido a diversidade de alimentos oferecidos, traz diversos benefícios à saúde. A semente de gergelim possui gorduras de boa qualidade que protegem nosso coração, além de vitamina E, que atua como potente antioxidante, eliminando os radicais livres do nosso organismo, e cálcio, essencial para a saúde dos nossos ossos e dentes. A semente de girassol é rica em ômega-3, que exerce efeito antiinflamatório no nosso organismo, e auxilia a reduzir os níveis de colesterol, protege nosso coração e contribui na redução do risco de doenças como o diabetes e o câncer.
As nozes, amêndoas e a castanha do Brasil são oleaginosas que são ricas em minerais como o selênio e manganês, importantes antioxidantes, além do magnésio, essencial para a contração muscular adequada, metabolismo ósseo, regulação da inflamação, entre outros. Além disso, estas oleaginosas também possuem gorduras monoinsaturadas, importantes para a saúde do coração.
O farelo de aveia ou de arroz é rico em fibras, que auxiliam na saúde do nosso intestino, aumentam a saciedade e podem controlar os níveis de colesterol e de açúcar no sangue. A linhaça, além de ser rica em fibras, também é importante fonte de ômega-3.
A quinoa é um cereal considerado de alto valor nutricional pois tem uma ótima concentração e qualidade de proteínas em sua composição, além de ser rica em diversas vitaminas, minerais e fibras.
O amaranto é um cereal rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como cálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Seus muitos benefícios se estendem aos mais diferentes perfis e necessidades específicas.
Uma característica singular do amaranto é a grande concentração de esqualeno em sua composição e suas propriedades naturais incluem a ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do corpo e proteção da membrana celular e sistema imunológico.
Desta forma, a combinação destes alimentos com inúmeras propriedades benéficas, adicionada em diversas preparações como sucos e saladas, com certeza enriquecerá a sua alimentação! Use também como alternativa às farofas servidas em festas de final de ano!

Ingredientes

  • 100 g semente de girassol sem casca
  • 50 g semente de gergelim
  • 100 g nozes picadas
  • 100 g de amêndoas
  • 100 g de castanha do Brasil
  • 100 g farelo de aveia ou farinha de arroz (existe no mercado farinha de arroz integral)
  • 200 g de semente de linhaça
  • 100 g de quinua em flocos ou aveia em flocos
  • 100 g amaranto levemente tostado em uma frigideira alta (ficar com aspecto de pipoca)

Instruções

Triture, no processador ou liquidificador, aos poucos as sementes de girassol, a linhaça, as nozes, as castanhas e as amêndoas. Acrescente as sementes de gergelim, o farelo de arroz, os flocos de quinua e de amaranto. Misture bem, formando uma farofa.
Conserve em geladeira em vidro escuro para evitar oxidação.

Comentários

2 comentários

Já faço uso dessas castanhas e sementes, tendo obtido resultado positivo Gostaria, todavia, de perguntar se posso adicionar a essa receita a castanha de caju, amendoim e chia?
Claro, use sua imaginação e recrie novas recetinhas! Acompanhe tb meu canal youtube.com/nutribruxa para mais receitas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados