Iogurte caseiro

27 Dez 2010

As crianças, em especial, vão amar! E você não vai querer tomar outro iogurte que não esse. Você sabe: a gente se acostuma muito “mal” com as coisas boas, não é?!

Ingredientes

  • 1000 ml de leite de vaca (não compre o da embalagem tetrapack, use aquele de garrafa mesmo), preferencialmente orgânico
  • 1 sachê de cultura para iogurte (uso o BioRich, à venda em lojas de produtos naturais) ou 1 pote de iogurte natural

Instruções

Ferva o leite (cuidado para não grudar na panela!). Apague o fogo e deixe esfriar um pouco. Depois de um tempo, coloque o termômetro e veja se atingiu a temperatura de 42ºC - 45ºC graus Celsius. Minha mamita tem mega experiência em medir a temperatura correta do leite com o dedo: ela diz que o coloca no centro da vasilha e consegue suportar o calor, mas não pode ser tão morno. Eu não arrisco, uso sempre o termômetro culinário.
Então, na temperatura do leite em 42ºC - 45ºC, adicione 1 pacote do fermento, mexa bem, e leve pra dentro de um recipiente de vidro e cubra com um pano fino ou qualquer coisa que o deixe protegido e morno.
Para quem tem iogurteira, é dentro desse recipiente que ele ficará, que simula uma caixa de isopor, mantendo o calor, o que ajuda os lactobacilos a fermentarem o leite.
Após 6-8 horas, seu iogurte está pronto pra ir à geladeira.
Sirva conforme sua criatividade: vitaminas, com frutas picadas, geléia de frutas sem açúcar, com mel, granola, etc.

Dica
Faça no dia anterior, à noite, e quando você acordar, o iogurte estará lá pronto pra ir à geladeira!

Comentários

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados