Pão fácil de aveia

03 Dez 2012

Pão de aveia que serve como alternativa aos pães industrializados no café da manhã, e acompanhado com patê de tofu, tahine, manteiga ou ghi....Como não vai conservantes e nem óleos emulsificantes, esse pão ressecará se não consumido em 2 dias. Congele qualquer coisa, e toste antes de consumir.

Ingredientes

  • 2 ovos médios (preferencialmente orgânicos
  • 20 g de fermento biológico
  • 250 ml de leite vegetal ou leite de vaca (ou água com mais 4 colheres de sopa de leite em pó diluído) a temperatura ambiente
  • 1 colher(es) de sobremesa de açúcar orgânico
  • 1/2 vidro(s) de óleo
  • 1/2 colher(es) de sopa rasa de sal
  • 300 g de farinha de trigo branca
  • 100 g de aveia em flocos
  • 100 g de farinha de trigo integral

Instruções

Num recipiente pequeno, coloque o fermento no açúcar e mexa até ficar um líquido. E coloque no liquidificador junto com os ovos, óleo e o leite, e bata.

Numa outra travessa, coloque o trigo branco e integral, o sal e a aveia em flocos, e misture. Faça uma cova na massa e coloque o líquido do liquidificador aos poucos, e mexa com as mãos mesmo (você pode usar a batedeira se quiser, com a pá da batedeira para fazer pão, que parece uma “raquetinha”), sovando por uns 5 minutos.

Tira do recipiente e coloque na mesa com um pouco de farinha de trigo, e termina o processo de “secar” a massa, sem deixar a massa dura, ela deve ficar levemente grudenta.

Coloque a massa dentro de um saco plástico de cozinha (não tire o ar, a massa deve ter espaço pra crescer) e deixe crescer até dobrar de volume, quando então, divida a massa em 3, e modele os pães.

Se você quiser uma crosta de aveia no pão, como na foto, coloque 1 litro de água e misture 1 clara. Mergulhe o pão já modelado nesse liquido e empane num prato de aveia em flocos. E deixe crescer de novo (levedar).

Leve os pães na forma de pão untada com farinha, e leve ao forno médio (180C) pré-aquecido a 5 minutos, até ficar levemente alourado.

Pode ser congelado.

Comentários

2 comentários

Em um vídeo sobre pão integral, você diz para observarmos o primeiro ingrediente se for farinha de trigo branca, o pão não é considerado uma boa opção, pois tem maior quantidade desse ingrediente. Sua receita vai mas farinha branca que a própria integral, mesmo que juntando a aveia. Não entendi..... Pode me explicar o porquê?
Essa receita não pode ser chamada de pão integral pois mesmo somando todos os ingredientes, o primeiro ainda é a farinha branca. Mas felizmente não colocamos essa denominação no titulo.

Mas mesmo assim, é muito mais nutritivo do que a imensa maioria que se encontra pra vender em larga escala no mercado.

Abc
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados