Peixinho (PANC) Crocante

03 Mai 2016

O peixinho (Stachys lanata L.) é uma PANC, uma planta alimentícia não convencionais.
As PANCS que são aquelas que apresentam estruturas que podem ser diretamente utilizadas na alimentação, seja folha, caule, raiz, flores e frutos, ou na extração de resinas, gomas, óleos e gorduras, mas que não são comuns na alimentação da maioria da população de uma região ou de um país.
Além de enriquecer a alimentação, tornando-a mais saudável com alimentos livres de agrotóxicos, as PANCs ajudam a controlar os problemas de fome no mundo, visto que 1/3 dos alimentos produzidos no mundo são descartados no lixo. Essa variedade possibilita maior contato com a natureza e a proteção da biodiversidade, hoje tão ameaçada com a expansão que existe na agropecuária.

Ingredientes

  • Folhas de Peixinho/Lambarizinho/Língua de vaca
  • 1 colher(es) de sopa de linhaça
  • 1 colher(es) de sopa de semente de chia
  • 1/2 xícara(s) de chá de água filtrada
  • 1 xícara(s) de chá de farelo de aveia
  • Sal, pimenta do reino e açafrão a gosto

Instruções

Coloque a linhaça e a chia de molho na água e espere formar um gel. Coloque o farelo de aveia em prato fundo e tempere com sal, pimenta do reino e açafrão a gosto. Lave as folhas de peixinho e seque em pano de prato, passe no gel de linhaça e logo após na mistura de aveia. Espalhe as folhas empanadas em forma untada com azeite e coloque em forno pré-aquecido 220° até dourar dos dois lados.

Obs: O peixinho também é utilizado na forma de chá para ajudar na digestão e tratamentos de tosse e resfriados. Essas pancs foram coletadas na horta comunitária da saúde no bairro Saúde-SP. Procure hortas comunitárias perto de você, converse com feirantes e pergunte onde conseguir. Muitas vezes esses alimentos são jogados fora por não terem valor comercial.

Comentários

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.





Memorizar dados