Ingredientes
- 150 g de farinha de trigo branca
- 2 batatas grandes cozidas e amassadas, ou qualquer outro tubérculo (cozida no vapor e espremida ainda quente, para facilitar) - ao redor de 200g
- 15 g de fermento para pão
- 1 colher(es) de sobremesa de açúcar orgânico
- 1 colher(es) de chá de sal
- 1/2 xícara(s) de chá de água morna
- 3 colher(es) de sopa de azeite
- 50 g de farinha de trigo integral fina
- 50 g de mix de farinhas funcionais (gosto de usar farinha de banana verde e farinha de semente de linhaça, mas pode ser farinha de semente de gergelim, de amêndoa, etc.)
Instruções
Coloque o trigo (integral e a branca), as farinhas funcionais e o sal num bowl, juntos.
Dissolva o fermento no açúcar com auxílio de uma colher. Acrescente a água morna. E coloque esse líquido, aos poucos, na mistura farinha. Acrescente a batata amassada, e vá sovando até que se misture bem.
Por último, acrescente o azeite. Sove bem e deixe crescer por um 30 minutos (cubra a massa já dentro do próprio recipiente com filme plástico, ok?) ou até dobrar de volume.
Abra a massa com auxílio de um rolo de macarrão e coloque numa assadeira polvilhada com trigo, e deixe lá crescendo mais um pouco, antes de ir ao forno (você não entendeu errado! A pizza ela cresce 2 vezes mesmo)
Leve pra assar em forno pré-aquecido a 250-300C, por uns 8 minutos. Retire, coloque o recheio a gosto, e volte ao forno (se tiver forno a lenha, aqui que a pizza vai entrar. Prepare antes a pizza no forno convencional).
- Rendimento
- 2 unidade(s)
- Dica
- O preparo dessa massa fica mais fácil se for feita numa batedeira planetária, usando a "raquete" ou o "gancho", na velocidade média.
Fica uma delícia com mandioca, batata inglesa, mandioquinha, e sempre opte por ingredientes orgânicos, sempre que possível!
Priscila Di Ciero
Nutricionista especialista em Nutrição Esportiva e que ama o que faz.
Ainda em dúvida do que seguir, escolhi a profissão ao redor dos 16 anos, quando em viagem ao interior de familiares, me deparei com vegetarianos (eu não sabia!!!) e para não dar maior trabalho a eles, passei 1 mês sem comer carne, lendo muito sobre alimentação naturalista e afins.
De volta pra casa, alguns meses de luta e caldos concentrados de carne escondidos na comida pelos meus pais, decidi que iria cursar Nutrição!
-
Categorias
-
Você também pode se interessar por:
Comentários
O envio de comentários está fechado.