Tomar vitaminas do complexo B engorda?

03 Abr 2013

Vitaminas do complexo B são essenciais na geração de energia de seu corpo, pois ajudam na conversão do alimento em ATP, que é a forma de energia usada em suas células.
Mas claro, não significa que você precisa delas em excesso, precisa apenas delas em quantidades suficientes para que os processos metabólicos ocorram com eficiência.

Cada vitamina B é essencial para certas funções corporais: B1 e B2 são importantes para o funcionamento saudável dos músculos, nervos e coração; B3 ajuda a regular o sistema nervoso e digestivo, B5 e B12 são necessárias para o crescimento normal e desenvolvimento, e a manter o bom humor, ácido fólico está envolvido na formação de membranas celulares e qualidade de sono, biotina ajuda no sistema imune, na saúde de unhas, cabelos e dislipedemias. A B6 pode proteger contra doenças do coração, alivia os sintomas da TPM, e aliviar náuseas.

Consumir fontes alimentares desses nutrientes na dieta é fundamental, e alguns estudos mostram que a ingestão de suplementos contendo complexo B pode ajudar na geração de energia e prevenir doenças.

Porém, tudo em excesso pode dar problemas, o excesso pode causar problemas de pele e aumento de glicemia.

Muitos consomem vitaminas do complexo B com intuito de gerar mais energia, mas em nada adiantará se você não der bons substratos (nutrientes) na dieta. O excesso da maioria delas irá pra urina, inclusive.

Algumas pessoas relatam aumento de apetite com o consumo de complexo B, mas isso não tem comprovação científica. No caso, quando sua dieta é muito pobre (em tudo, e não somente em complexo B), geralmente ao corrigir isso, seu corpo começa a funcionar de uma maneira mais eficiente, e muitas vezes a inapetência (falta de apetite) - que pode ser gerada pela privação de nutrientes  - quando corrigida, o apetite volta à normalidade, entende? Essa seria a explicação mais plausível sobre o consumo de vitaminas de complexo B e aumento de apetite. Em uma pessoa com deficiência leve de uma ou mais das vitaminas, tomar suplemento ou corrigir pela dieta, não trará esse efeito.

Fontes alimentares de vitaminas do complexo B são os cereais integrais, folhas verdes escuras, grãos, e etc. No caso da vitamina B12, as melhores fontes são as carnes (especialmente a vermelha) e os ovos. Por isso, os veganos devem sempre ficar atentos com os estoques dessa vitamina (sim, ela é estocada no fígado) e acompanhar o status sanguíneo através de exames solicitados pelo médico ou pelo nutricionista. Um organismo inapetênte, assim como os que não conseguem se saciar, pode ser sim sinal de deficiência de nutrientes! Por isso, uma consulta com um Nutricionista vai te ajudar a identificar deficiências e excesso de nutrientes, e te ajudar a melhorar sua qualidade de vida através das melhores escolhas alimentares para você.

Consulte sempre seu Nutricionista!

Comentários

6 comentários

Gostei desta publicação pois me tirou muitas duvidas a respeito do complexo de vitaminas B.
Muito bom o post!
Por quanto tempo devo tomar o complexo B?
Olá Fernanda, td bem? Isso depende muito da quantidade da vitaminas do complexo B presente na fórmula, objetivo e dieta.
O Nutricionista que te acompanha poderá te explicar certinho.
Seja sempre bem vinda ao site.
Me alimento de forma correta, faço caminhadas e ao fazer exames periódicos tive a noticia que estou com anemia me receitou complexo B e sulfato ferroso. Fiquei sem entender o porque desse resultado. Vc pode meria me explicar?
O complexo B melhora o metabolismo de todas as enzimas de nosso corpo, facilitando processo digestivo e muito mais.
Por isso, alguns profissionais o associam com o ferro em casos de anemia.
Abc
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